JÓ 42:12-17
Vocês podem envelhecer, ou puderam envelhecer, ou os anos avançaram e com eles vieram necessidades não supridas há muito tempo atrás e agora é hora de atender esta demanda???
Ou vocês ainda são jovens e têm pavor de olhar lá na frente porque as referências atuais acabam apontando para um momento de muita angústia, desconforto e sofrimento???
Vamos nos permitir olhar um pouco para o futuro, com o desafio e desejo de cumprir a “agenda de vida”, chegar lá saudável e sem precisar voltar pra ser criança novamente, mas podendo ser idoso e finalizar o ciclo em paz.
E aí, querem este tipo de vida? Então venham comigo.
Afinal de contas, “Cuidar da saúde mental é cuidar da vida”
Gerontofobia é uma síndrome definida por aversão ou medo patológico (doentio) de pessoas idosas ou do processo de envelhecimento e tudo o que tem relação com a terceira idade.
Reflita sobre este poema:
“Idoso é quem ainda sente amor: Velho é quem sente saudade … Idoso é quem ainda se exercita; Velho é quem apenas descansa e reclama … Idoso é quem ainda sonha; Velho é quem apenas dorme … Idoso é quem tem um pouco mais de idade; Velho é quem perdeu a capacidade de sonhar e se divertir ... Idoso é quem ainda se renova a cada dia que começa; Velho é quem se acaba a cada noite que termina … Idoso é quem ainda tem planos; velho é quem tem apenas recordações …. Idoso é quem tem rugas bonitas, porque foram marcadas pelo sorriso e a alegria de viver; Velho é quem tem rugas feias, porque foram formadas pela amargura e o mau humor … Enfim: Idoso e velho podem ter a mesma idade no documento, mas têm idade diferente na mente, no coração e nas atitudes” – Autor desconhecido
Pra este nível de condução, vou dar 3 sugestões pra “poder” envelhecer:
Primeira sugestão - Usufrua do que cada amanhecer tem a oferecer e escolha recomeçar outra vez.
Segunda sugestão - Respeite limites, mas não deixe de cultivar sonhos pra colher realizações.
Terceira sugestão - Desfrute do envelhecer como uma chancela da vida para os que podem viver.
“E, quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei.” – Isaías 46:4