Em nossa Imersão e Mentoria Gestão do Amanhã na Prática, temos um espaço onde convidamos pessoas que dominam repertório relevante para compartilhar seu conhecimento com nossa turma. São Talks exclusivos onde já tivemos a presença de Paulo Veras (99 Táxi); Renata Vichi (Kopenhagen); Diego Barreto (IFood); Luis Massad (Magalu) dentre tantas feras que nos brindaram com seu conhecimento.
Na última semana, tivemos um Talk exclusivo com o Rogério Salume, fundador da Wine.com.br. Sou profundo admirador da jornada do Rogério (tanto que produzi seu Estudo de Caso quando estava a frente do meuSucesso.com) e poucas pessoas têm a dimensão do projeto que criou. A Wine.com.br é o maior clube de assinaturas de vinhos do mundo atualmente com mais de 240.000 assinantes.
O insight que quero compartilhar com você tem origem na forma como o Rogério iniciou seu projeto. Tudo aconteceu no início dos anos 2000. Ele era vendedor e conseguiu uma representação de vinhos. Naquela época, a internet começava a dar as caras. Mesmo com as enormes limitações técnicas, ele vislumbrou o potencial da web para vender seus produtos.
Programou uma página em HTML com seus produtos e começou a divulgar o projeto exclusivamente em Vitória, cidade onde reside até hoje. Seu objetivo era testar o novo canal de vendas. Quando a pessoa se interessava pelo produto, mandava uma mensagem e o Rogério recebia um torpedo (ops...só quem é das antigas sabe que era como muitos conheciam o SMS).
Ao receber essa solicitação, o Rogério ligava para a pessoa para efetuar a venda.
Note que esse é um clássico caso do badalado MVP, sigla em inglês para definir o Mínimo Produto Viável. No momento em que lançou a página de HTML, o principal objetivo do Rogério era validar uma tese. Por esse motivo, antes de evoluir em todo o investimento necessário para o projeto estar perfeito, ele colocou no ar um experimento para checar se tinha apelo mercadológico ou não.
Tornando curta uma história longa, o fato é que começou a receber mensagens de todo país e percebeu uma enorme oportunidade de mercado. Esse foi o embrião da Wine que não para de crescer até hoje.
Nos habituamos a planejar projetos de cabo a rabo, pensando seu estado da arte antes de consultar o cliente. A única forma de você ter convicção de que seu projeto será bem sucedido é por meio da adesão de seus clientes. Por isso que recomendamos enfaticamente a implantação de um forte ciclo de testes e experimentos para incrementar o aprendizado sobre as inovações para, a partir daí, evoluir no seu desenvolvimento.
O caso do Rogério é incrível, pois ele concebeu o modelo de assinaturas na sequência do ecommerce. Acabou desenvolvendo um modelo de negócios que alia essas duas modalidades de vendas: a recorrente e a da venda dos produtos. Com isso, a empresa se posiciona como um ecossistema e consegue ter uma rentabilidade maior que a média do setor (hoje, no total, a plataforma conta com mais de 1 milhão de clientes).
Como plataforma de negócios, a Wine migrou para o mundo físico com lojas próprias e uma série de estratégias incríveis que o pessoal da Imersão teve a oportunidade não somente de conhecer como de interagir com o empreendedor, já que o grupo é restrito e exclusivo.
Aliás, estamos com – poucas – vagas abertas para a próxima turma de nossa Imersão. Você pode conhecer o projeto no link abaixo. Essa tem sido uma das experiências mais realizadoras da minha trajetória e tenho me emocionado com os resultados que os participantes têm conquistado conosco. Nossa nota de NPS é 100 (nem eu esperava tanto sucesso). Se você estiver em um momento de aprendizado e desenvolvimento, seguramente, é uma opção e tanto. Mande sua candidatura para nós.