Listen

Description

Bom dia!

Espero que esteja bem?

O momento atual representa desafios ainda maiores para empreendedores e organizações que já não estavam em situação confortável.

Como tenho afirmado, desde o início dessa calamidade, é fundamental que você migre seu foco do problema para a solução. Do contrário, se afundará em um buraco ainda maior do que o atual.

Nesse sentido, seu olhar deve estar centrado em duas frentes:

a) Controle restrito do caixa da empresa com o foco na melhor gestão possível das despesas e custos da operação

b) Olhar para as oportunidades de negócios visando gerar mais e melhores vendas

Meu foco na minha newsletter de hoje está centrado nessa 2ª perspectiva.

Nessa semana, tivemos uma aula muito rica em nossa Imersão com o Millor Machado. Temos espaço em nossa programação para a participação de convidados externos que enriquecem meu conteúdo e do Salibi com visões complementares. O foco dessa aula foi “Da Estratégia a Ação” trazendo uma visão prática de como executar os conceitos que apresentamos durante toda Imersão.

Quero pegar carona em uma das referências que o Millor trouxe para compartilhar com você uma visão bem prática do que você pode fazer nesse contexto tão desafiante.

Que tal você reservar, no mínimo, 1 hora por semana em sua agenda para estar com seus clientes? Eu sugiro que, como plano de guerra, destine 1 hora por dia, pois temos urgência em criar alternativas.

Nesses encontros, você irá se dedicar a aprofundar seu entendimento sobre o universo do cliente, suas dores e como você pode fazer a diferença para o negócio ou a vida dele. Faça essas reuniões em dupla para que seja possível ter outras dimensões e perspectivas além das suas. Escolha um profissional que tenha uma visão complementar a sua.

Peça autorização para gravar essa reunião. Dessa forma, você não perderá nenhuma informação posteriormente.

A partir dessas reuniões, reúna-se com as principais pessoas de sua equipe, também montando uma equipe complementar, para se aprofundar sobre os achados dessas conversas. Dedique-se a selecionar 2 ou 3 descobertas com alto potencial de impacto para o cliente.

A partir daí, com o mesmo Grupo, faça uma discussão em profundidade sobre quais são as possibilidades de iniciativas que podem ser geradas para atender a essa demanda do cliente de forma superior à que ele está atendendo. Reflita sobre ações de duas naturezas: as incrementais a operação atual e aquelas que demandam a necessidade de desenvolver novos projetos ou produtos.

Tendo essa visão construída, selecione 2 ou 3 iniciativas e parta para realização de experimentos para validar as hipóteses construídas dedicando-se a sua implantação de acordo com os feedbacks do seu cliente.

Essa iniciativa não deve ser realizada em caráter emergencial. Você deve introjetar essa dinâmica de forma frequente e constante em seu negócio. Agora, no entanto, é o momento de você acelerar essa reflexão buscando alternativas para o presente e também para sua sustentabilidade no futuro.

Tenho testemunhado muitos empreendedores serem bem sucedidos nessa crise a partir da criação de ideias originais derivadas de muita proximidade com seus clientes. É necessário, no entanto, cabeça fria e a implantação de métodos como esse que sugiro para ter cadência na execução de novas possibilidades.

Busque a maior serenidade possível, teste e valide novas hipóteses. O que você não pode fazer, é ficar parado.

Ah, nessa próxima 3ª feira, 09/03 às 20:00, eu e meu parceiro José Salibi Neto promoveremos um Talk no nosso perfil do Insta (@sandromagaldi), justamente, sobre esse tema. Se desejar compartilhar sua visão conosco, esclarecendo suas dúvidas e temas, lhe convido a estar conosco.

Contatos: Instagram