1º Dia
Maria, Molde dos consagrados
Pelos Religiosos das Casas de Formação, aumento e santificação das Vocações.
Meditação do dia: Por nosso quarto voto somos todos de Maria, por tanto ao Imaculado Coração da Mãe Aparecida se devem confiar os nossos membros em formação, seminaristas maiores e junioras, noviços e noviças, seminaristas menores e aspirantes, bem como todos os seus formadores a fim de que todo empenho conduza a formar “outros Cristos”[1], e “outras Marias”[2], “de modo que o Pai não veja em nós ‘mais que o Filho amado’”18.
Ó Mãe que nos fazeis fecundos e mansos, Paraíso da Encarnação, fazei florescer para nossa Família abundantes vocações, que consagrando-se a Vós como escravos[3], esforcem-se em “‘assumir’ as culturas, purificando-as e elevando-as a partir de Cristo e seu Evangelho, entendido ‘na Igreja’”[4]. Bem sabemos que levamos este tesouro em vasos muito frágeis, conservai-o Vós ó Senhora. Se Vós nos guardais, não perderemos nada; se Vós nos sustentais, não cairemos; se Vós nos protegeis, estaremos seguros ante nossos inimigos[5].
[1] Cf. Constituições, 7.
[2] C. M. Buela, Servidoras I (New York - 20102) p. 25.
[3] Cf. Diretório de Espiritualidade, 83.
[4] Cf. Diretório de Espiritualidade, 65; op. cit. São João PaulO II, Discurso ao Conselho Internacional das Equipes de Nossa Senhora (17/09/1979); OR (30/091979), 8;
[5] Cf. São Bernardo, Serm. 2 super “Missus est” citado por São Luís Maria Grignion de Montfort, 173-174.