Listen

Description

Foto: Silvia Heleny Gomes  

Debatedores: Silvia Heleny, Zulmira Bonfim e Davi Costa  Sobre o encontro: O encontro parte do entendimento que a imagem não é individual, uma vez que cada indivíduo cria sua própria imagem. A tarefa de elaborarmos mapas afetivos irá consistir em procedimentos pelo qual as pessoas adquirem, codificam, armazenam, recordam e decodificam as informações sobre lugares e atributos de fenômenos dentro de um determinado espaço urbano. A presente proposição envolve também o dimensionamento das relações entre paisagem, fotografia e afetos pelas quais vem se transformando já há algum tempo num campo privilegiado de estudos e pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento.   

Sobre os debatedores:  Profa. Dra. Zulmira Aurea Cruz Bomfim: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1990) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Pesquisadora pela Universidade de Barcelona em Espaço Publico e Regeneração Urbana (2001) e Pós-doutorado na Universidade da Corua-Espanha (2011).Professora Titular do Programa de Pós Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, desenvolvendo Pesquisas na linha de Vulnerabilidade social e processos psicossociais. Atua nas áreas de Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade, afetividade, mapas afetivos; comportamentos pró-ambientais, vulnerabilidade sócio-ambiental e juventude. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental- LOCUS-UFC e é líder do grupo de pesquisa em psicologia ambiental' do Cnpq.  

Profa. Mestra Silvia Heleny Gomes da Silva: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais. Possui graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde atuou como bolsista de Iniciação Científica (CNPq, Funcap e UECE). Foca seus estudos no âmbito da geografia cultural, psicologia ambiental, afetividade, percepção da paisagem, fotografia e imagem.  

Davi Oliveira Costa: Graduando em Geografia/licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Capes (2018-2020). Atualmente é bolsista de extensão do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural - LEGEC (2020) e participante do grupo de estudos em Geografia e Cinema. Atua como cineclubista no projeto Cine Humanidades e participa do fórum Cearense de cineclubistas - Cicle CE. Tem experiência em Geografia Humana e Ensino de Geografia.