Listen

Description

A BBC divulgou dados que constam que a população negra nos Estados Unidos registou taxas desproporcionalmente altas de infecção e mortalidade pelo novo coronavírus. No Brasil, essa desproporcionalidade também é percebida. Segundo o Ministério da Saúde, os negros são 23,1% dos hospitalizados, mas já chegam a 32,8% entre os mortos por Covid-19.
O biólogo Gabriel Aguiar realizou um levantamento por bairros de Fortaleza, município com mais casos do novo coronavírus do Ceará. Na apuração, o bairro com mais números de óbitos por conta da Covid-19 é o Vicente Pinzon. Localizado na periferia da cidade, o bairro, até esse momento, teve 21 mortes e 131 casos confirmados com o novo coronavírus. A desigualdade é perceptiva quando comparado com o bairro de área nobre Meireles, que tem 324 casos e 13 mortes até então. O descaso do poder público junto às periferias cria uma cena de filme de terror em meio a pandemia. De acordo com a companhia de água e esgoto do Ceará, apenas 62,4% da capital conta com cobertura de esgotamento sanitário, além disso, o espaço limitado e a falta de recursos nas periferias dificulta o isolamento social.
Para falar sobre o assunto, convidamos a assistente social Adriana Gerônimo e o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé.
Nos sigam nas redes socias: twitter @kilombaspodcast e intagram @kilombaspod