Listen

Description

Durante os próximos episódios, justamente os que antecedem as eleições municipais, vamos falar de temas centrais no exercício democrático e como eles se relacionam com os diversos brasis que existem: território, educação e saúde. 

Fortaleza é dividida em 6 regionais. Uma delas, a Regional 2, concentra o índice de desenvolvimento humano (IDH) mais alto da cidade, por outro lado, os maiores índices de criminalidade e menor desempenho do IDH da capital estão concentradas nas regionais 5 e 6, em sua maioria. Portanto, certa área da cidade tem IDH semelhante ao da Noruega ao mesmo tempo em que outros espaços da capital concentram o IDH parecido com o de países que vivem em Guerra Civil na África Subsaariana. Tudo isso concentrado no mesmo território. E é no meio disso tudo que estamos nos deparando de maneira mais abrupta com o apelo ao discurso da segurança pública pelos candidatos que concorrem à prefeitura municipal desse ano. E agora eu nao to falando só de Fortaleza, viu? Segundo um levantamento do portal UOL, o Brasil tem, este ano, um número recorde de candidatos policiais e militares concorrendo a cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

O que os recorrentes assassinatos a corpos negros e perifericos podem nos ensinar sobre a decisao do voto? Como a gestão da segurança pública define quem realmente tem direito à cidade? Para responder essas questões, conversamos com o Pastor Simões!

Nos sigam nas redes sociais: @kilombaspod (Instagram) e @kilombaspodcast (Twitter)/

Roteiro e Produção: Alice Souza/

Locução e Edição de Áudio: Letícia Feitosa/

Arte da capa: Leíssa Feitosa