Durante as semanas que antecedem as eleições municipais, vamos falar de temas centrais no exercício democrático e como eles se relacionam com os diversos brasis que existem: território, educação e saúde. Bora lá pro vigesimo drops?
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) divulgou os dados coletados no segundo trimestre de 2018 e revelou um cenário que nao é novidade: negros têm menos acesso a educacao em todos os níveis comparados à populacao branca. Apesar dos avanços em relação à pesquisa de 2016, a diferença continuou gritante: 51,5% dos adultos negros com 25 anos ou mais não têm instrução ou não concluiu o Ensino Fundamental. A populacao branca também continua tendo mais acesso à universidade: 18,5% dos brancos concluiu o Ensino Superior e apenas 8,8% dos negros realizou a tarefa. No Ceará, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais que finalizaram a Educação Básica obrigatória, ou seja, concluíram, no mínimo, o Ensino Médio, manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 39%, em 2018. Porém, a população negra fica abaixo dessa média, com 34,8%. Já entre os brancos, a finalização da Educação Básica alcançou 50,5% - 15,7 pontos percentuais a mais. Vale ressaltar que a maior parte da população do Ceará é de pretos e pardos, segundo o IBGE.
O período das eleições municipais é fundamental para falar com todas as letras que existe sim racismo nas gestões municipais e isso reflete dados desastrosos como os da pesquisa. Para falar sobre o assunto, trouxemos a professora Silvia Maria, que já participou do Drops #09 sobre Revisionismo Histórico e a derrubada de estátuas.
Nos sigam nas redes sociais: @kilombaspod (Instagram) e @kilombaspodcast (Twitter)/
Roteiro e Produção: Alice Souza/
Locução e Edição de Áudio: Letícia Feitosa/
Arte da capa: Leíssa Feitosa