Listen

Description

No último dia 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra, amanhecemos com uma notícia revoltante: João Alberto Silveira Freitas, homem negro, foi morto por dois seguranças brancos no estacionamento de um supermercado da rede Carrefour.

O dia seguiu com um sentimento de revolta, raiva e injustiça. Ocorreram manifestações em todo o Brasil, foi ateado fogo em um Carrefour na cidade de São Paulo e milhares se solidarizaram com a morte de mais um homem negro no país.

Aqui no Ceará, no mesmo dia, foi realizada uma manifestação de familiares e amigos dos presos no sistema prisional cearense. O ato ocorreu em frente a Secretaria de Administração Penitenciária, em Fortaleza. Na ocasião, há relatos e vídeos de policiais agindo de forma truculenta com os manifestantes. No dia, três ativistas foram presos. O ocorrido está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual (MPCE).

Nesse episódio, a Alice Souza sentou para uma conversa com Débora Brito e Bruno de Castro, jornalistas negros nordestinos, para saber como foi a cobertura para a imprensa desse Dia da Consciencia Negra.

Roteiro: Alice Souza e Letícia Feitosa/ 

Produção: Alice Souza/

Locução e Arte da Capa: Leíssa Feitosa/

Edição de áUDIO: POD360/