Nesse episódio vamos voltar a tocar na tecla da representatividade. Dessa vez, o assunto é a representação das mulheres negras na teledramaturgia brasileira. A gente avançou um pouco nessa questão, mas sabemos o quão lento é o processo de inserção dos nossos corpos de forma justa e respeitosa na mídia.
As novelas brasileiras são bem relevantes no dia-a-dia nacional. Muitas pessoas têm esse hábito de acompanhar as tramas diariamente. O historiador Jéfferson Balbino afirmou que até a década de 1990, as personagens negras presentes nas telenovelas brasileiras ou eram escravas ou eram empregadas domésticas. Historicamente, não tem muito tempo que isso acontecia.
A estudante de jornalismo e noveleira Gabriela Feitosa compartilhou com a gente como foi essa relação dela com as telenovelas. E, para analisar a construção dessas mulheres nos programas de TV, a gente falou com a advogada Raquel Andrade, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, daqui do Ceará.
Nos sigam nas redes sociais: @kilombaspod (Instagram) e @kilombaspodcast (Twitter e Tiktok).
Produção, roteiro e locução: Letícia Feitosa
Arte da Capa: Leíssa Feitosa
Edição de Áudio: Jess Correa