↪GoFund.Me (Donativos para o Evento ao Vivo):
https://gofund.me/a7eff5ff
Neste episódio, tivemos Rony Silves trouxe o que nos tempos de hoje é considerado como o conceito da Pilula Vermelha.
A pílula vermelha e seu oposto, a pílula azul, são símbolos da cultura popular que representam a escolha entre abraçar a verdade às vezes dolorosa (vermelha) e a ignorância abençoada (azul).
Os termos, popularizados na cultura da ficção científica, vêm do filme Matrix (1999). Nele, o protagonista Neo pode escolher entre tomar um dos dois comprimidos. A pílula azul permitirá que você esqueça o que aconteceu e permaneça na realidade virtual da Matriz, enquanto a vermelha o libertará dela e o conduzirá ao mundo real.
Um ensaio escrito por Russell Blackford trata do assunto das pílulas vermelhas e azuis. Ele questiona se uma pessoa plenamente informados que tomam a pílula vermelha e opt para o mundo real, uma vez que ele não acredita que ele é um caso claro de escolher uma realidade física para um digital. Tanto quanto Neo e outro personagem, Cypher (Joe Pantoliano), quando a verdade foi revelada, eles se arrependeram da escolha. Cypher afirmou que, se Morpheus o tivesse informado totalmente da situação, ele teria dito para "enfiar a pílula vermelha em seu traseiro". Da mesma forma, ao trair os humanos Cypher com a promessa das máquinas de retornar à Matriz e esquecer tudo o que aconteceu, ele afirma que “a ignorância é uma bênção”. Blackford argumenta que a trilogia Matrix é estruturada de forma que, mesmo se Neo falhasse, valeria a pena tomar a pílula vermelha porque ele realmente viveria e morreria. Blackford e o escritor de ficção científica James Patrick Kelly opinam que Matrix traiu as máquinas e seu mundo simulado.
No livro The Art of the Start, Guy Kawasaki usa a pílula vermelha como uma analogia para os líderes de novas organizações, pois eles enfrentam a mesma escolha entre viver na realidade ou na fantasia. Ele também acrescenta que, se quiserem ter sucesso, precisam tomar a pílula vermelha e ver a profundidade da toca do coelho.