Neste episódios, em função do mês da Consciência Negra, discutimos com Adilson Moreira qual o papel dos indivíduos nas hierarquias sociais e como isso tem impacto e influência diretamente o interprete do direito.
Esse é um pressuposto que aposta numa espécie de hermenêutica anti-subordinação e que em função disso, pode exercer um importante papel no processo de emancipação de minorias raciais. Logo, ele aposta que a experiência das minorias raciais pode servir como parâmetro normativo orientador da interpretação e aplicação do princípio da igualdade.
Esse é um argumento que demonstra como o uso do formalismo jurídico e da neutralidade racial, conhecido em nosso país como democracia racial, tem consequências negativas para a interpretação do da igualdade.
Adilson José Moreira é mestre e doutor em Direito Constitucional Comparado pela Universidade de Harvard. Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG. Graduado em em Psicologia pela UFMG. Pesquisador Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2002- 2003) e Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.