O sistema presidencialista em democracias multipartidárias é induzido a estruturar um desenho que permita a viabilidade do plano de governo, mesmo que haja independência entre os poderes, sobretudo os poderes políticos. Esse desenho institucional faz com que entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo surjam alianças para permitir a governabilidade. Do ponto de vista moral este arranjo gera muita desconfiança por parte da população e do ponto de vista institucional algumas críticas.
Dentro desta tensão, um fenômeno característico dos sistemas presidencialistas, o impeachment, tem sido instrumentalizado nos últimos anos, principalmente nas democracias latino-americanas, para desvirtuar o processo democrático.
Sendo assim, quais seria os pressupostos do presidencialismo de coalizão? Quais seus limites? Como ele tem se relacionado com o impeachmet? Para responder esses e outros questionamentos contamos com a Presença do Professor de Direito Constitucional Lucas Azevedo Paulino.
Quer saber mais? Então vai lá e aperte o Play!
Lucas Azevedo Paulino éprofessor de Direito Constiucional, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG.
Lattes:http://lattes.cnpq.br/8279958404971447
#presidencialismo_de_coalizão #impeachmente #separação_dos_poderes
Indicações feitas pelo Lucas Azevedo Paulino:
Redes sociais dos participantes deste Episódio:
Episódios relacionados a este:
Roteiro:
Edição, mixagem e masterização:
Arte utilizada para promoção do episódio:
Curta e siga o Mas e se? no instagram e no twitter e ajude-nos a divulgar nosso trabalho!