A dualidade obedecer / desobedecer é constitutiva de nossa sociedade. Uma pergunta que a filosofia se debruça sobre é: qual o motivo da obediência e quando é necessário desobedecer? Boa parte das grandes mudanças sociais que tivemos ao longa da história da humanidade decorreram do não reverenciar, do não obedecer.
De Antígona a Henry David Thoreau, de Mahatma Gandhi a Martin Luther King Jr. o desobedecer foi o elemento de transformação. Entretanto, é necessário se questionar quando a desobediência é apenas uma negação de uma pessoa só ou uma desobediência civil. Quais os elementos que as distinguem e quais seus potenciais?
Para responder esses e outros questionamentos contamos com a presença do Professor de Filosofia do Direito da UFMG Andityas Matos.
Andityas Matos .
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0041020568775520
Indicações feitas pelo Rômulo Carvalho:
Estado de exceção, desobediência civil e desinstituição: por uma leitura democrático-radical do poder constituinte (Artigo: Andityas Matos);
Desobediência Civil (Livro: Henry David Thoreau);
Nunca reverenciar: Reflexões marginais sobre desobediência civil - Desobediências e democracias radicais: a potência comum dos direitos que vêm (Livro: Andityas Soares de Moura Costa Matos e Ramon Mapa da Silva);
Michael Kohlhaas ( Heinrich Von Kleist).
Redes sociais dos participantes deste Episódio:
Deivide Ribeiro: Twitter: @deividejribeiro; Insgragram: @deividejribeiro
Andityas Matos: Twitter: Instagram: https://www.instagram.com/poesiandityas/
Roteiro:
Deivide
Produção, edição e mixagem:
Deivide Ribeiro
Arte utilizada para promoção do episódio:
Glück Designer criativo Imagem: Paulo Leibert / Agência do Estado
Curta e siga o Mas e se? no Instagram e no twitter e ajude-nos a divulgar nosso trabalho!