Listen

Description

Democracia é um conceito e uma prática em permanente disputa. É assim, porque ela permite que diversas visões de mundo convivam entre si. Dessa forma, muito antes de ser um lugar dos consensos é, também, o lugar dos dissensos. Por essa razão ela traz consigo a ideia de tolerância.

Entretanto, é necessário se questionar qual o limite de sua tolerância, sobretudo quando se valem desta sua característica para atacá-la. A tolerância democrática deve andar de mãos dadas com sua vigilância permanente. A questão é: a quem cabe o papel de vigilância da democracia quando sua estruturas estão abaladas por dentro? Qual o limite para que essa vigilância não caia no mesmo extremismo que pretende combater? Quais as saídas e mecanismo as democracias ocidentais possuem para sua autopreservação diante o autoritarismo?

Para conversar conosco sobre esses e outros questionamentos, contamos com a presença do advogado e pesquisadorJoão Gabriel Madeira Pontes, onde vamos refletir sobre o conceito e a prática da Democracia militante.

- Gostou de nosso trabalho, quer contribuir financeiramente com o Mas e se? e receber recompensas?

Clique aqui!

Episódios relacionados a este:

Fixa técnica: