Como sempre falo aqui no Canal, quando estamos desempregados, ou querendo mudar de empresa, a necessidade nos leva ao erro na escolha de uma nova empresa para trabalhar.
De acordo com a Forbes, tenha muito cuidado quando você quiser trabalhar em uma determinada empresa!
Analisando a matéria, destaco 5 sinais que você realmente deve se atentar para não entrar numa empresa ruim!
1º Quando o RH da empresa te entrevista já com a empáfia de estar te fazendo um favor! Isso acontece, por alguns fatores como: desemprego alto, excesso de confiança dos donos, cultura da empresa, ou o pior, diretriz errada do gestor de pessoas!
Veja bem, a entrevista de emprego não pode ser uma via de mão dupla! Assim como a empresa está disponibilizando o tempo dela para te conhecer, você também está! Portanto, faça perguntas também, questione sobre a empresa, mas sugiro que faça isso com muito embasamento, ou seja, estude sobre a empresa e faça as perguntas corretas e pertinentes, caso contrário, você levará uma invertida!
2º Quando a empresa não tem bom relacionamento com os clientes e funcionários. Quer ver se a empresa tem credibilidade e se o que eles te disserem na entrevista é verdade, basta ver como a empresa trata seus clientes e funcionários. Uma ligeira consulta no Reclame Aqui, ou visita no site e redes sociais da empresa te dará uma visão melhor sobre o relacionamento dela. Não existem empresas perfeitas, sempre existirá reclamação de alguém, o problema é como a empresa lida com este tipo de reclamação!
3º O empregador não se comunica direito: A melhor forma de descobrir isso sem precisar aceitar o trabalho é analisar a descrição do cargo, da vaga que você está pleiteando. Na dúvida pergunte como que é a rotina de trabalho. Se o recrutador não souber explicar, e te passar insegurança, caia fora, pois com certeza, você fará desvio de função!
Eu sempre defendo que as pessoas precisam ser multi, ou seja, buscarem sempre o conhecimento de outras áreas para se desenvolver, mas isso não quer dizer que você deve fazer coisas e atividade que não estão no seu cargo. Ser multi é para novas oportunidades e não exploração!
4º Alta rotatividade na empresa, o famoso TURNOVER. O turnover é o termômetro de toda empresa. Se não existir uma troca de presidência ou diretoria recentes, e mesmo assim a rotatividade está alta, procure entender, sem fazer juÃzo de valor imediato, o que está acontecendo. Sugiro consultar até possÃveis processos trabalhistas na internet!.
5º Quando a empresa não se preocupa com sua confidencialidade. Nos dias atuais é não ter uma área de compliance, que vem do inglês "to comply". Traduzindo é quando uma empresa não segue leis, normas, regras e polÃticas do paÃs, portanto não estando em conformidade com a legislação. Ai meu amigo e minha amiga, é "Fria"!!!
Saiba que o contrato de trabalho é um acordo entre ambas as partes, entenda que a empresa precisa das suas habilidades capazes de resolverem os problemas dela, por isso, você receberá um salário. Mas cuidado, porque se o salário é bom chegará um momento que isso não será o suficiente, pois os seus valores precisarão estar alinhados com os valores da empresa!
🔴 SE INSCREVA EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCu58w-hDVrlOPeonwnZ_7KA?sub_confirmation=1
📙 ADQUIRA MEU E-BOOK: Empresas e Suas Relações Humanas http://outletdaneti.com.br/e-book (Site da Amazon)
Abraço, Kennon.