Então, como liderar uma equipe onde não para ninguém?
Primeiro você como gestor precisa pensar o porque não para ninguém na sua equipe?
Se é uma diretriz da empresa em recrutar pessoas da sua área sinta-se feliz, pois você está desenvolvendo pessoas, mas se não for isso, procure identificar o que está acontecendo. Pergunta: Você está fazendo uma entrevista com as pessoas que estão saindo da sua equipe, e o seu RH está fazendo?
Sugiro que você faça uma análise da sua gestão, olhe para si, peça feedback para outras pessoas se for o caso, além do seu gestor é claro. Vou te dar alguns exemplos de insatisfações que estão causando debandada da sua equipe, o famoso TURNOVER.
- Desgaste físico e psicológico dos funcionários, com pressões e cobranças desmedidas;
- Tratamento diferenciado, beneficiando outras pessoas, o que pode acarretar assédio moral, tome cuidado, pois além da falta de produtividade você terá prejuízo, sem contar na sua imagem como gestor e da empresa perante o mercado;
- Cultura organizacional tóxica, que só pensa em ganhos casuais, ou seja, não se preocupa com solidez de marca, desenvolvimento de pessoas etc. - Conflitos com a gestão, onde você gestor tem que ter a maturidade de saber tratá-los;
- Falta de oportunidades para o crescimento profissional;
- Falta de reconhecimento pelo trabalho realizado, ou seja, agradecer faz parte, pois por mais que é o trabalho da pessoa, gratidão cabe sempre e faz um bem que você não imagina!
Acredita que o salário não está no topo desta lista? Sim, pois se a sua empresa NÃO proporciona estes exemplos ruins, o salário será o de menos, porque o que o profissional espera é uma perspectiva de crescimento, pois ao aceitar o salário na entrevista ele sabe que para ganhar mais precisa fazer por merecer, mas é claro, desde que a sua empresa ofereça condições para isso!
Obrigado e um abraço.
Kennon.