Você já associou proatividade com iniciativa? Elas são as mesmas coisas? Bom.. não é bem assim!
Ter iniciativa nada mais é do que ter uma reação à alguma coisa, seja, um fato ou uma pessoa que desperta emoções na gente que muitas vezes são boas, mas também ruins e é aí que a iniciativa não se enquadra na proatividade.
Pessoas proativas são aquelas que sempre estão otimistas, as que enxergam o copo meio cheio, e sabem como elas conseguem ser assim?
É que elas associam tudo aos seus valores, ou seja, se preocupam e valorizam o que realmente importa em cada situação vivida e pessoa na qual se relaciona. Ah Kennon então você quer dizer que ser proativo é ser bobo, idiota? Claro que não! Até porque faz parte dos valores destas pessoas perceberem as más intenções de outras, e o que é mais bacana nestes casos é como as pessoas proativas saem destas situações.
Elas basicamente tentam enxergar a imaturidade destas pessoas que tem maldade. E na gestão de pessoas, meu amigo e minha amiga, as pessoas proativas são as que mais se destacam, pois possuem uma habilidade fundamental chamada INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Ter inteligência emocional é o que difere o PROATIVO do REATIVO e o reativo, acredite também tem iniciativa, a de fazer muitas vezes o que é errado, e o que vai prejudicar sua vida pessoal e profissional.
Portanto, seja você um gestor ou não, a melhor forma de ser proativo é com inteligência emocional, pois fazendo isso, a maior maturidade que você pode ter é reconhecer a imaturidade da outra pessoa e ajudá-la em sua evolução, porque não? Sabe quem vai mais ganhar com isso?
Você!
🔴 SE INSCREVA NO CANAL https://www.youtube.com/channel/UCu58w-hDVrlOPeonwnZ_7KA?sub_confirmation=1
Obrigado, abraço.
Kennon.