A Ford está no Brasil desde 1919, e após 101 anos se despede do Brasil e neste vídeo vamos fazer uma análise e trazer uma reflexão para os assuntos que abordamos em nosso canal. Bem, a saída da Ford tem diversos fatores como: querer renovar seus subsídios, carga tributária brasileira ultrapassada e elevada e política travada, mas vou destacar 2 que fazem sentido para o nosso conteúdo, e sim influenciaram diretamente nesta decisão!
1º Competitividade: De acordo com o site Icarros, a Ford ficou em 5º lugar em vendas em 2020 perdendo para 1ª GM , Volkswagen 2ª, Fiat 3ª e a 4ª a Hyundai.
Em relação à 2019 a queda das vendas da Ford foi de 36% de 218 mil unidades para 139mil em 2020. Então se o conceito de competitividade é a capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras, a Ford fracassou porque não regionalizou sua estratégia, ou seja, focou em carros SUV (estratégia mundial) e esqueceu dos carros de entrada, sem se atentar em estudar o cliente, no caso o Brasil.
Seus carros de entrada como o KA muito caros e quase sem opcional algum perderam espaço para a GM com seu Ônix mais completo com sistema multimídia, e a Ford só se preocupou com motor e não com conectividade. Então meu amigo e minha amiga, o que aprender com a saída da Ford? O quanto você é competitivo, competitiva?
Ser competitivo não é somente ter uma estratégia macro! Pois veja bem, se você trabalha em uma empresa e quer crescer nela, primeiro faça e dê o seu melhor no que você foi contratado para fazer, e em seguida analise as pessoas com as quais você se relaciona no trabalho. Analisar o comportamento delas vai te ajudar a aprender com elas mesmo que seja aprender como não fazer, vendo o erro delas.
Outra coisa, para ser competitivo você precisa constantemente estudar!
E isto não é só fazer cursos, procure se informar sobre o mercado da sua empresa, traga ideias, inovações, analise a concorrência, procure fazer diferente e com mais produtividade algo que já existe!
Se você é gestor, fomente e aguce sua equipe a desenvolver a competitividade, e se você é empreendedor, estude constantemente o comportamento do seu cliente!
Ações e decisões de grandes empresas podem parecer distantes da nossa realidade, mas se você analisar o conceito, colocando prós e contras, sim você vai conseguir extrair algo para o seu negócio e sua gestão! Acredite!
Fonte: https://www.icarros.com.br/noticias/top-10/as-5-montadoras-que-mais-venderam-carros-no-brasil-em-2020-/28766.html
Obrigado e um abraço.
Kennon.