Listen

Description

“As pessoas mais bonitas que podemos conhecer são aquelas que conheceram a derrota, o sofrimento, o esforço, a perda e encontraram um caminho para fora do abismo. Essas pessoas têm uma sensibilidade, uma compreensão e valoração da vida que as preenche de compaixão, gentileza e uma profunda preocupação em amar. Pessoas de verdade não acontecem por acaso. Gente bela não surge do nada. ”

Elisabeth Kübler-Ross

Foto: A FORMA DOS DIAS [Pejac] - Centro Penitenciário El Dueso, município cantábrico de Santoña, Espanha.

Mural feito em colaboração com os internos; representa um carvalho, uma espécie que abunda no centro, do outro lado das paredes. A figura da árvore é feita a partir de desenhos de marcas de contagem, uma forma de numeração usada por muitos prisioneiros como ferramenta para contar a passagem dos dias. Nas palavras de Pejac, “este mural fala da perseverança como uma das virtudes mais valiosas dentro das paredes de El Dueso. Com a ajuda dos encarcerados, pintei as listras icônicas originalmente desenhadas nas paredes das celas para manter o controle dos dias em detenção. Pintamos milhares deles, brincando com formas e sobrepondo-as para criar volumes que finalmente representam a forma de uma enorme árvore que contém a passagem do tempo e da esperança. Cada dia no interior é um dia que o aproxima da liberdade e da azinheira que rodeia as paredes desta prisão. ”

“A própria prisão é um lugar envolto em dura realidade e, ao mesmo tempo, sinto que tem uma grande carga surreal. É como se você tivesse apenas que arranhar um pouco as paredes para descobrir a poesia que está escondida lá dentro. ”

Música: Tonada por despedida [Juan Antonio Sánchez] guitarra Esteban Espinoza.