Oi, sou o João, porta voz do Procurement Club para o Procurement Digital.
Hoje é dia 01.08.2022 e trago as principais notícias da semana pra você comprador:
Damos início com o Procurement Club, em seu artigo “Acaba de chegar o Blue Awards!” trazendo mais uma iniciativa da grande parceira com a SAP. Trata-se de uma premiação às empresas que demonstrarem cases mais interessantes e bem-sucedidos na utilização de suas plataformas voltadas à Gestão Inteligente de Gastos, tais como SAP Ariba e SAP Fieldglass.
A entrega do prêmio acontece dia 9 de setembro no espaço da Bienal das Artes no Parque do Ibirapuera e claro, o Procurement Club irá te contar tudo sobre esta premiação.Então, boa sorte a todos os participantes!
Na sequência, temos Paulo Perrotti com seu artigo “Inteligência artificial e o preconceito: O racismo algorítmico”, que fala sobre A Linha do Tempo do Racismo Algorítmico. Este tema foi apresentado no Blog do Tarcízio Silva, pois é um dos melhores projetos que estuda as cadeias produtivas da plataformização digital e processos de racialização nas interfaces, bases de dados, algoritmos e inteligência artificial. Ele também nos fala sobre a importância da aplicação de Inteligência Artificial e Machine Learning nos ambientes de análise social, com impacto diretamente relacionado ao compliance ESG (Environment, Social and Governance - Governança Ambiental, Social e Corporativa), pois visa estabelecer compromissos corporativos com a comunidade de acordo com um arcabouço de ações preventivas e corretivas de comportamento ético e moral, consolidando-se em um balanço social.
Também temos o artigo da SG compliance “Novo Decreto Anticorrupção e impacto no Programa de Integridade das empresas”, que nos informa sobre o Decreto 11.129/2022, revogando o anterior Decreto 8.420/2015. A norma regulamenta a Lei 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, que traz importantes alterações para temas como Programa de Integridade, Acordo de Leniência, Processo Administrativo de Responsabilização (PAR), fixação de multa pela prática de ilícitos, dentre outros. E conclui que com a publicação do recente Decreto, a principal mensagem que fica é a de que a legislação anticorrupção brasileira veio para ficar. Sua aplicação tem sido aprimorada e ampliada a cada dia, com um crescente número de órgãos públicos se estruturando para promoção das sanções pelo seu descumprimento. Basta uma breve consulta ao CNEP (Cadastro Nacional de Empresas Punidas) para se perceber o número exponencial de multas aplicadas. Sem contar, por óbvio, o efeito cascata que a legislação promove junto ao mercado, fazendo com que sua observação pelas empresas, mesmo nas relações privadas, passe a ser uma exigência não só de boa governança, mas também de sobrevivência.
E por fim, Walter Freitas nos convida a acompanhar o #6 episódio do podcast do NLA (Next Level Academy), falando sobre: Por que fazer a gestão de fornecedores. Este tema abrange vários aspectos, pois está relacionado com a agenda ESG, onde as empresas olham melhor seus parceiros de negócios. Lembrando que o conceito de Supply Chain já traz essa visão de cadeia e saber com quem está se relacionando sobre a questão ambiental, social e também de boas práticas de governança é uma demanda crescente e cada vez mais relevante. Você pode acompanhar essa série de podcasts no canal do Youtube da Level Group e no Spotify do (NLA).
Curtiu? Então fique de olho em nosso portal e redes sociais, tem novidades todos os dias!