Listen

Description

Corinto era a capital de uma província chamada Acaia, era uma cidade portuária, com localização importante para o tráfego marítimo entre a região do Egeu e o Mediterrâneo ocidental, portanto era uma cidade onde havia muitas pessoas.

Também era um lugar de grande diversidade cultural e religiosa. Por ser uma colônia romana, a lei e os costumes romanos eram importantes, e havia culto aos “deuses”. Era a sede do templo de Afrodite, a deusa do amor, onde havia muitas prostitutas, portanto a imoralidade sexual era muito forte. Em meio a este ambiente, nessa cidade corrompida moral e espiritualmente, mas com muito fluxo de pessoas que Paulo escolheu para levar o evangelho de Cristo e estabelecer uma igreja.

A carta aos coríntios foi escrita em respostas aos crescentes problemas que havia nessa igreja, foi a igreja que mais deu trabalho para o apóstolo.

Priscila e Áquila, amigos de Roma, eram judeus, refugiados e fabricantes de tendas, que ajudaram muito o apóstolo em Corinto, onde ele ficou cerca de 18 meses.

Depois que Paulo saiu de Corinto, ele foi para Éfeso, de onde escreveu essa carta, respondendo os questionamentos que a igreja fazia. Um dos assuntos principais dessa carta é a divisão que havia na igreja, mas também havia imoralidade e idolatria.

Os problemas que a igreja de Corinto apresentava, mesmo 2 mil depois, a igreja atual enfrenta os mesmos problemas, pois o coração do homem é o mesmo, com as mesmas tendências e os mesmos problemas. Portanto, temos que estudar essa carta olhando para nós mesmos, cuidando do nosso coração.

Temos que estudar essa carta, estudando problema por problema:

Capítulos 1 ao 4 problema de divisão da igreja: os gregos eram grandes oradores, discutiam muito sobre os assuntos, eram filósofos, com isso surgiram muitos partidos dentro da igreja e se dividiam nessas visões filosóficas. Então o apóstolo resolve esse problema da divisão com muita transparência e fundamentando que na igreja todos são servos de Cristo;

“Quem é Apolo? E quem é Paulo? São servos por meio de quem vocês creram, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus.
De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. (1 Cor 3:5-7)

Capítulos 5: problema de incesto e imoralidade sexual, Paulo censura e ensina que a disciplina na igreja é necessário;

Capítulo 6: resolvendo os conflitos da igreja na igreja e não através de juízes injustos. Eles levavam as brigas que aconteciam na igreja para serem julgados por juízes incrédulos, e Paulo orienta que as brigas na igreja precisam ser resolvidas na igreja;

“Será que não existe nem ao menos um sábio entre vocês, que possa julgar entre seus irmãos?
Mas um irmão vai a juízo contra outro irmão, e isto diante de não crentes! O simples fato de moverem ações uns contra os outros já é completa derrota para vocês”. (1 Cor 6:5-7)

Capítulo 7: casamento, divórcio, circunstâncias imutáveis, virgens e viúvas;

Capítulos 8, 9 e 10: liberdade na igreja, limites na vida cristã, conselhos contra idolatria;

Capítulo 11: O papel de homens e mulheres e a ceia do Senhor;

Capítulos 12, 13 e 14: Dons espirituais;

Capítulo 15: Falta de entendimento da ressurreição;

Capítulo 16: Uma incumbência da igreja ser generosa e ofertar;

Vamos estudar essa carta buscando a sabedoria e o discernimento de Deus, analisando a nossa própria vida, para crescermos em santidade e no conhecimento da palavra de Deus.

Pra. Nathália Tonezer
IEQ Sede Hortolândia