Devocional Edificai
A carta aos tessalonicenses tem sua autoria atribuída ao apóstolo Paulo e foi escrita durante sua segunda viagem missionária por volta de 51 d.C. Ele mesmo se identifica como autor logo na introdução dessa carta.
Tessalônica era uma cidade importante e ainda é considerada a segunda maior cidade da Grécia, hoje chamada Salônica, na época de Paulo, desfrutava da posição de cidade livre, pois era governada por seus próprios cidadãos, sob o império romano.
Quando Paulo chegou em Tessalônica, buscou uma sinagoga onde ensinava o evangelho aos judeus locais (Atos 17.1 e 2), mas acredita-se que ele continuou seu trabalho em outro lugar após três semanas.
Por causa do efetivo ministério de Paulo, ele e sua equipe, que incluía Silas e Timóteo, foram expulsos da cidade, seguindo para Bereia e depois para Atenas.
O coração de Paulo estava ansioso por saber como estavam os tessalonicenses ainda tão jovens na fé, foi quando ele enviou Timóteo Para fortalecer e encorajar os irmãos de Tessalônica e trazer para ele um relatório sobre a igreja.
Algum tempo depois Paulo foi para Corinto e lá pode se encontrar com Silas e Timóteo novamente, foi naquela ocasião que Timóteo pode trazer o relatório que acalmaria o coração de Paulo: o relatório era que os tessalonicenses eram um modelo para todos os outros crentes. Então, a primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses foi sua resposta ao bom relatório de Timóteo a respeito da igreja.
Paulo tinha inúmeros motivos para escrever, pois ele possuía uma extrema preocupação com o rebanho do qual havia sido separado, alguns dos propósitos de Paulo incluíam: encorajar a igreja, consolar o rebanho perseguido, expressar sua alegria pela fé que eles demonstravam, lembrá-los da importância da pureza moral, corrigir o mal-entendido a respeito dos acontecimentos proféticos e acalmar as tensões entre o rebanho; preocupações comuns ao coração de um pastor amoroso.
O ensino de Paulo visava manter os tessalonicenses e todos os leitores de todas as suas cartas com os olhos fitos, na verdade, revelada da palavra.
Somente pessoas aprofundadas no conhecimento da palavra são capazes de lutar e de vencer os desafios de um tempo de idolatria e de falsos ensinos. Essa é a realidade dos tempos atuais, tempos de desafios e idolatria assim como era para os tessalonicenses. É por isso que essa carta é tão relevante para nós como foi para eles. Vamos conhecê-la um pouco mais então?!
Pastora Marcela Rosa
Devocional Edificai- IEQ Sede Hortolândia