Listen

Description

Teólogos afirmam que a epístola de Paulo a Timóteo e conhecida como “carta pastoral”. 

Nela podemos ver os problemas que uma igreja apresenta; por isso, é extremamente útil aos obreiros contemporâneos, porque os problemas do passado abordados são basicamente os mesmos enfrentados hoje. 

Os tempos mudam, mas o coração humano é o mesmo. Portanto, as soluções oferecidas por Paulo aos problemas antigos lançam luz sobre os problemas atuais. 

 Paulo escreveu esta carta pastoral a Timóteo, quando este era pastor da igreja de Éfeso, capital da Ásia Menor. Nessa época, Éfeso era uma grande metrópole, centro comercial e rota das principais viagens entre o Oriente e o Ocidente. Éfeso hospedava o templo da grande deusa Diana, um palácio de mármore com colunas colossais, considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. 

A cidade de Éfeso era marcada pela idolatria, o jovem e tímido Pastor tinha ali um grande desafio de pregar a Palavra de Deus.

O primeiro contato de Paulo com Timóteo deu-se quando o apóstolo e Barnabé estavam realizando a primeira viagem missionária na província da Galácia. Sua experiência de conversão deu-se através do ministério de Paulo, pois este o chamou repetidas vezes de meu filho no Senhor, de filho na fé.

Timóteo tornou-se cooperador, companheiro de viagens e amigo do apóstolo. 

Timóteo acompanhou Paulo, e juntos eles passaram três anos em Éfeso. Durante esse período, Timóteo foi enviado em difícil missão a Corinto. 

Dentre os cooperadores de Paulo, ninguém foi como Timóteo. Ele serviu a Cristo, sua igreja e ao evangelho.

Timóteo aprendeu com Paulo a buscar os interesses dos outros, princípio exemplificado por Cristo e pelo próprio apóstolo. Timóteo de igual modo vive de forma altruísta, pois o centro de sua atenção não está em si, mas na igreja de Deus.

 Ele não busca riqueza nem promoção pessoal. 

Ele serviu com Paulo, e não a Paulo. Embora a relação entre Paulo e Timóteo fosse de pai e filho, ambos estavam engajados no mesmo objetivo, pregar a mensagem do Reino. 

Paulo fechou as cortinas do seu ministério quando foi executado em Roma, Timóteo, porém, continuou seu trabalho como pastor da igreja de Éfeso. 

O propósito específico da primeira carta a Timóteo foi combater os falsos mestres e suas falsas doutrinas. O Ministro do evangelho deve pregar a verdade e também combater a mentira. 

Paulo oferece recomendações relacionadas a essas tarefas ministeriais no que tange às práticas para a vida na igreja. 

O Apóstolo dá a Timóteo recomendações claras acerca do culto, Paulo dá ênfase às virtudes morais e familiares.

Ele orienta no relacionamento pastoral com as ovelhas. 

Ensina a forma correta do pastor agir na igreja. Paulo entendia que a igreja de Deus é a coluna e o baluarte da verdade num mundo de relativismo. O Pastor precisa saber, com clareza, como se comportar na igreja.

Irmãos: temos que procurar a cada dia um aprendizado da Palavra de Deus!

 Deus abençoe e santifique a sua vida, em nome de Jesus!

Que você tenha um excelente dia!