1 João 2:18-29
O apóstolo João escreveu esta carta aos crentes devido à heresia gnóstica e por causa do falso mestre Cerinto. Esta heresia negava a pessoa e a obra de Cristo. João começou defendendo Jesus dizendo-se testemunha ocular do que Ele fez e de quem Ele era. Agora ensina quem é de Cristo e quem não é.
Os anticristos - características:
• São muitos e anunciam que é a última hora. O Anticristo será um homem que se coloca em status messiânico, se colocará no lugar de Cristo, como um salvador, esta é uma forma de se opor a Cristo. Os anticristos que o precedem são todos os que se opõem à verdade, pregando o oposto de Cristo, distorcendo suas palavras, mesmo estando no meio dos que se dizem cristãos. Todo aquele que prega heresias é um anticristo.
• Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos, porque não permaneceram. João escreve em face a um problema real que enfrenta em sua época, os gnósticos. A saída deles da comunidade dos santos é providência divina em revelar a verdadeira natureza que eles têm. Em nossos dias os anticristos também estão presentes. Também se nomeiam cristãos. Ensinam muitas coisas contrárias à verdade das Escrituras. Embora sejam carismáticos, atraem as pessoas, mas não há neles sinceridade, não há amor para com a igreja do Senhor e para com Sua obra.
• Eles não têm unção de Cristo, por isso, seu conhecimento espiritual é falso. Temos a unção que vem do Espírito Santo, isto é, temos a iluminação espiritual para compreender que eles de fato não são do Senhor. Eles, em contrapartida, ainda que estejam falando de Jesus, estão em trevas.
• São mentirosos, negam o Pai e o Filho. No contexto de João, essa é a grande mentira predominante naqueles anticristos, a negação do Pai e do Filho. Os gnósticos acreditavam que o Logos, a segunda pessoa da Trindade, veio habitar em Jesus no momento de seu batismo e saiu antes de sua morte. Assim eles negavam que Jesus era Deus-homem, desse modo, negavam o Filho. Mas negar o Filho é negar o Pai, pois Ele é a revelação máxima do Pai, sem Cristo o Pai não é conhecido (Mt 11.27)
Os anticristos da atualidade não estão sendo identificados notoriamente por essa heresia, mas a mentira está presente em suas vidas, seja em suas doutrinas, seja em sua forma de viver.
• São enganadores. É uma das fortes características desses líderes rotulados como anticristos. A igreja do SENHOR deve estar sempre alerta para identificar tais pessoas. E de fato levar a sério a santidade da igreja de Cristo recusando-as como mestres para suas vidas.
II - Os de Cristo – características
• Tem a unção de Cristo, e o conhecimento espiritual verdadeiro. Agora o apóstolo passa a demonstrar que já temos o que é necessário para nos esquivarmos dos falsos mestres. Ele diz que já recebemos a unção. E isso aconteceu no momento do batismo de Jesus, é inclusive o principal motivo pelo qual o Senhor Jesus submeteu-se ao batismo de João, naquele momento o Espírito Santo o capacita para a obra messiânica.
Mas a palavra declara que também somos ungidos do Senhor. Não apenas algumas pessoas, não apenas aqueles que exercem ofício pastoral, diaconal ou missionário. Todos os cristãos são ungidos do Senhor. Todos os regenerados são escolhidos e capacitados para o exercício da obra de Deus.
E esta unção, como nos declara o apóstolo, nos protege dos enganos, das heresias. É evidente que ele não está dizendo que não necessitamos do ensino na igreja por meio de mestres, pois o próprio Senhor Jesus diz que devemos ensinar tudo o que ele ordenou (Mt 28.20).