Listen

Description

Nesse trecho final da carta do apóstolo João, quero destacar alguns versículos que trazem certeza a nossa vida espiritual.

Certeza da Salvação: o versículo 13 fala de termos a certeza da nossa salvação. Se você tem dúvida se é salvo, tome posse dessa palavra.

“Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes no nome do Filho de Deus.”

Quem crê que Jesus é o Salvador se torna filho de Deus e tem a vida eterna. Somos salvos pela graça, mediante a nossa fé em Jesus! Portanto, irmãos, todo aquele que crê em Jesus não precisa ter dúvida quanto a salvação. Receba essa certeza no seu coração!

Certeza da reposta de Deus as nossas orações: Talvez você já tenha perguntado “Será que Deus irá responder a minha oração?”. Então vamos entender isso melhor nos versículos 14 e 15.

“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.” (vs 14-15)
‭‭
— 1º. Deus ouve a nossa oração, mas existem algumas condições. Temos que entender que algumas coisas tornam a nossa oração ineficaz: pecados inconfessos como falta de perdão (Mateus 5:23-25) e outros pecados (SI 66.18; lPe 3.7; Mc 11.25). Também precisamos orar em nome de Jesus (Jo 14.13), precisamos orar com fé (Tg 1.6), precisamos permanecer em Jesus e em sua Palavra (Jo 15.7).

— 2º. O versículo deixa claro que a nossa oração precisa estar alinhada à vontade de Deus. A oração deve ser a submissão à vontade de Deus, e não imposição da nossa vontade a Deus, esse é o alicerce da nossa confiança na oração. Se você está orando para que seja feito segundo a vontade de Deus, pode ter certeza: Ele te ouve e você receberá a vontade de Deus sobre a sua vida!
E tenha cuidado, pois hoje existem falsos ensinos dizendo que nós temos que determinar o que queremos a Deus, como se a vontade do homem tivesse que prevalecer a vontade de Deus. Mas essa passagem ensina que a oração eficaz e correta deve ser para que a vontade de Deus seja feita, pois ela sempre prevalecerá!

Certeza de que o crente é guardado do Maligno: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (vs 18)
‭‭
Irmãos o novo nascimento resulta em novo comportamento. Aqueles que nasceram de novo não encontram mais prazer em viver pecando, mas eles têm novos desejos e prazeres, eles se alegram em Deus e em obedecer a sua palavra. Esses Jesus guarda e protege e o Maligno não lhe toca.

“Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.”

Aquele que nasceu de Deus é diferente daquele que é nascido de Deus. Aquele que nasceu de Deus é Jesus, e não o crente. Em outras palavras, não é o crente que se guarda, mas é Cristo quem o guarda. E o Filho de Deus que mantém os crentes firmes. Aquele que nasceu de Deus guarda a todo aquele que é nascido de Deus.

O maligno está sempre rodeando os filhos de Deus tentando destruí-los, porém Jesus veio destruir as obras do diabo, Ele mantém os filhos de Deus protegidos e seguros!

Tenha essas certezas em sua vida e permaneça com a sua fé em Cristo Jesus!

Pra. Nathália F. Tonezer
IEQ Sede Hortolândia