Listen

Description

Pedro inicia o capítulo os alertando sobre a necessidade de se ter uma vida de perseverança em Cristo. A revelação do que agora a igreja sabe, deveria ser o motivo da santidade deles, para que não voltassem aos mesmos hábitos de quando não conheciam Jesus, versículo 14: “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância”.

Continua dizendo que, além do conhecimento que agora eles tinham, o próprio Cristo foi santo nesse mundo e devemos o seguir como exemplo, versículo 16: “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”.

Mais a frente Pedro os adverte sobre o respeito que devem ter com Deus, e quando falarem, orarem a Ele, devem reverenciá-lo, pois a vinda de Cristo a esse mundo, sua morte por nós, não é algo como as riquezas passageiras, mas uma dádiva, um presente imerecido, versículo 19: “com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”. E por meio do próprio Deus que escolheu seu filho, em nosso benefício, nós podemos ter fé e esperança.

Com obediência ao conhecimento que nos foi entregue, podemos ser purificados dos nossos pecados, podemos amar uns aos outros e o devemos fazer com coração puro, já que somos filhos de um pai eterno, versículo 23: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”.

Já os seres humanos e tudo que eles produzem é passageiro como a flor da erva, mas a Palavra de Deus dura para sempre, e é essa palavra que nos foi dada, versículo 25: “Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”.

Nesses trechos, Pedro deixa muito claro como devemos agir, mostra a simplicidade da palavra revelada a nós: o conhecimento que gera a fé, que nos leva a sermos obedientes, purificados de nossos pecados e amarmos os nossos irmãos com um coração puro. Essa sequência, descrita de forma simples, mas que no homem é um processo profundo, é possibilitada apenas porque Cristo por nós se fez homem e morreu em um sacrifício perfeito.

Todo o agir de Deus em nós e de nós nesse mundo, antecede uma obra santa que deve ser não só lembrada, mas posta em ação, como fé daqueles que esperam algo muito maior, versículo 13: “Portanto, estejam prontos para agir. Continuem alerta [...]”.

Que possamos pôr em execução com afinco todo conhecimento que Cristo nos deu e nos dá, que como Igreja dEle, façamos a diferença, em amor e paz nesse mundo.

Deus abençoe e um ótimo dia!!
Érika Morais
IEQ Sede Hortolândia SP