Listen

Description

Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos maus. Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por fazerem o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas. “.

Para contextualizar um pouco sobre a quem Pedro se dirigia nesta passagem, nos versículos 18 – 20, quando ele diz: “Vós servos” (ou escravos em algumas traduções), Pedro se refere aos escravos que trabalhavam em casas, sendo que estes, eram de maior número na Igreja Primitiva. E através disso, gostaria de pontuar algumas coisas interessantes que podemos aprender, através do que Pedro expõe em sua carta:

• A importância da submissão e o servir – Pedro traz aos leitores de sua carta, para que continuem firmes, sendo submissos e dispostos a servir, fazendo o seu trabalho de forma correta e honesta, mesmo que o seu senhor não seja uma das melhores pessoas. Inclusive, ele incentiva àqueles que possuem chefes maus, para que continuem trabalhando e servindo da melhor maneira, fazendo o que é correto, pois é agradável que alguém tendo consciência do que é certo diante de Deus, suporte aflições, sofrendo de forma injusta.

Fico me colocando no lugar dessas pessoas e imagino o quanto difícil deve ser perseguido e açoitado por fazer aquilo que é certo, mas Pedro entendia que para viver uma vida reta diante do Senhor dentro ou fora da igreja, existe um preço a ser pago e ele, sabia muito bem como era ser perseguido, açoitado e até preso, por fazer aquilo que é correto diante de Deus. Pedro, assim como todos os discípulos, são exemplos de submissão ao seu Senhor (Cristo) e de como servir (pregando o Evangelho), pois sabiam que no fim, tudo isso que tinham passado valeria a pena, porque entendiam que aquilo que buscavam, era maior do que qualquer problema ou situação difícil que passavam.

• Jesus, o maior exemplo de servo – nos versículos 21 – 25, Pedro utiliza a figura de Jesus como o maior espelho que devemos olhar, quando queremos aprender sobre servir em todo momento e submissão. No decorrer desses versículos, Pedro traz algumas evidências da profecia dita em Isaías 53, falando sobre a morte de cruz de Cristo e o seu sofrimento que nos trouxe a vida e o perdão. Em Efésios 2: 5-8, podemos ver Paulo reforçando sobre Jesus deixar toda a sua glória, para poder nos ensinar sobre servir e ser submisso.

Fato é que não é fácil, mas Jesus tomou a forma de homem, para nos mostrar que através do Poder que atua em nós e naquilo que acreditamos, é possível viver uma vida de serviço e submissão, mesmo que as circunstâncias não sejam favoráveis.

Quando estivermos passando por momentos difíceis e olharmos que não dá mais para continuarmos a viver dessa forma, que possamos lembra de Cristo e tomar o exemplo de que vale a pena, pagar o preço em viver uma vida correta de amor e serviço a Deus, pois sabemos que a nossa recompensa em Cristo, é maior do que qualquer problema ou tribulação que estivermos passando por aqui.

Que Deus abençoe o seu dia, sua vida e sua família, um abraço!