Listen

Description

Em 1 Pedro 3, o apóstolo Pedro começa ensinando sobre como deve ser o comportamento das mulheres, com conselhos práticos e eficientes. Quando ele diz: esposas, cada uma de vós, seja submissa a vosso próprio marido, a final de contas, o que ele quis dizer com isso?

Ele quis dizer que todo o cristão foi chamado para se submeter uns aos outros, e submissão significa respeitar a autoridade e o desejo do outro, mas lembro que submissão nem sempre significa obediência. Submissão significa pensar no outro, largar o egoísmo, é estar pronto para abdicar seus próprios desejos. Por mais difícil que isso pareça, porque sabemos que a convivência entre seres humanos não é fácil, a bíblia orienta tanto o homem quanto a mulher a viverem de modo digno e sábio para que as coisas andem bem dentro do relacionamento.

Quando o livro de provérbios diz “A mulher sábia edifica seu lar, mas com as próprias mãos a insensata o destrói” Salomão mostra o poder que um cônjuge tem. A mulher prudente transforma seu lar em um ambiente aconchegante para se viver, ela enriquece o relacionamento conjugal, ela é aliviadora de tensões, suas palavras são doces, consegue extrair o melhor de seu marido encorajando-o para a vida, é remédio para a dor, ela é o orvalho fresco que renova o vigor, enfim sua beleza interior é a mais excelente, a qual é importantíssima. Já a insensata é só transformar todas as qualidades ao contrário, onde a destruição entra e governa, perdendo o marido e os filhos.

Pedro também não se esqueceu dos homens, ele nos orienta a viver bem com as esposas, sendo moderados, tratando-o as com honra, reconhecendo elas como a parte mais frágil do relacionamento, não frágil espiritual ou emocional, mas fisicamente, pois não há comparação em força. Lembrando que além de esposas, são amigas e irmãs em Cristo e co-herdeiras do dom da graça da vida... Para que nossas orações subam ao céu e tenham efeito glorioso.

Ao escutar essas palavras talvez você se pergunte como é difícil ter essas qualidades, não é mesmo? Mas todas essas virtudes e em medidas maiores se encontra em alguém, esse alguém é Jesus Cristo, portanto seja mulher ou o homem, para aprender a viver com sabedoria precisa-se aprender com Ele e viver nele, (em Cristo) pois por nossos méritos humanos, beira o impossível.

Se tivermos comunhão diária com o Senhor com certeza veremos nossa família transformada para melhor, que Deus nos capacite a vivermos debaixo de sua palavra.

Paulo Henrique, Igreja Sede de Hortolândia-SP e Deus abençoe cada um de vocês.