Listen

Description

Humilhai vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como o leão que ruge procurando alguém para devorar, resisti lhe firmes na fé, certos de que os sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Vs. 6-9

Pedro estava partindo para o fim de sua carta e deixou alguns conselhos, o primeiro foi para os líderes espirituais. Igualando-se a eles como ‘pastor’ de um rebanho, ele tinha propriedade para aconselhá-los a cuidar das pessoas, com amor, sem opressão, com boa vontade, sendo para elas um modelo a ser seguido. No versículo quatro, ele diz que o Supremo Pastor os irá recompensar em breve.

O próximo conselho é para os jovens: sede submissos aos mais velhos, e humildes no trato com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas concede graça aos humildes.
O próximo conselho é: humilhem-se sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte.

Ao contrário do que muitos pensam, a humildade não tem aparência, não são as roupas que definem se sou humilde ou não, não é o meu padrão de vida, nem meu nível acadêmico, a humildade pode não ter aparência. De igual maneira, o orgulho pode estar vestido de pano de saco e chinelo de dedos.

Aprendi há muito tempo que ser humilde é ser quem você é, nem mais, nem menos e para isso preciso compreender profundamente quem eu sou. É fácil ser humilde quando você sabe quem você era antes de Jesus, quando você se lembra de onde Ele te tirou, quando você compreende que foi a graça a responsável por você ser quem você é agora.

Não é à toa que o Senhor resiste aos soberbos, pois eles não compreenderam que são dependentes da graça, da misericórdia e da bondade de Deus. Se humilhar diante das mãos poderosas do Senhor não se trata apenas de obediência, mas de uma atitude natural para o homem nascido de novo. A recompensa dessa postura em relação a Deus, é a exaltação que vem Dele, em tempo oportuno.

Se humilhar diante de Deus é confiar que Ele sabe o que está fazendo, por isso Pedro diz para lançarmos sobre o nosso Deus, as nossas ansiedades, Ele tem cuidado de nós.

O próximo conselho é para que estejamos vigilantes, porque temos um inimigo que tem a fome de um leão, e está sempre procurando alguém para destruir.

Para que não sejamos presas do diabo, precisamos resistir aos seus ataques e permanecer firmes na fé. Veja que o conselho não foi para irmos de encontro com o inimigo, com palavras ou fórmulas especiais, porque é a permanência na Palavra de Deus a maior resistência contra o nosso adversário, viver de acordo com as escrituras é a chave para vencer as trevas.

A última coisa que Pedro diz é que teremos algum sofrimento, todos nós, mas esses breves momentos de dor trarão para nós o aperfeiçoamento, a firmeza, o fortalecimento e o alicerce que precisamos. Estamos sendo forjados pelo próprio Deus, conforme o versículo dez.
Ser submisso, humilde, vigilante e firme na fé, são os conselhos que Pedro nos deixa antes de encerrar a sua carta. Conselhos muito relevantes para nós, porque como todos os outros textos das escrituras, esse texto nos dá chaves para vivermos uma vida abundante e cheia de frutos gerados para a eternidade.

Pastora Marcela Rosa
Devocional Edificai IEQ. Sede Hortolândia