Olá queridos, paz, meu nome é Érika e esse é o Devocional Edificai.
Hoje vamos falar sobre I Timóteo 4:6-16, onde Paulo fala por carta a Timóteo e o aconselha sobre a fidelidade ao ministério.
Paulo inicia aconselhando Timóteo como agir em sua vida, e também perante à igreja, se posicionando contra falsas doutrinas e falsos ensinamentos. O incentiva que, para progredir na vida cristã, ele faça exercícios espirituais. Pois os exercícios físicos o ajudam em poucas coisas nessa vida, mas os espirituais resultarão em vida, no presente e no futuro.
Paulo continua dizendo que por esses ensinamentos verdadeiros é que eles se esforçam e labutam para ensinar o povo, pois a esperança deles é o Salvador dos homens, daqueles que nEle creem.
Também instrui no versículo 12: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. Apesar de jovem, Timóteo é instruído a dar o exemplo de vida para a igreja, em seguir a palavra e ter uma vida reta.
Timóteo também é instruído a Ler a Palavra em lugares públicos, à pregação e ao ensino cristão. É encorajado a exercer o dom que lhe foi dado e para o qual foi designado a serviço do Senhor. E por fim “convocado” a praticar com dedicação todas essas instruções, pois assim atingirá progresso, que resultará na Salvação, tanto dele, quanto dos que o ouvem.
De fato, esses trechos da palavra, nos mostram instruções práticas de Paulo a Timóteo, para o exercício do ministério e pastoreio da igreja. Porém, trazendo para nós, todas essas recomendações se aplicam. Somos corpo de Cristo e chamados para o ministério, como dito a Timóteo, não podemos desperdiçar o dom dado a cada um de nós. Devemos exercê-lo com zelo e sabedoria.
Além disso, devemos praticar os exercícios espirituais, ou seja, o amor as coisas de Deus e a prática delas, gerará em nós benefícios de força, para prosseguirmos ao alvo da Salvação em Cristo, para fugirmos do comodismo espiritual, termos uma vida radical a respeito da separação do mundo, e dos banquetes que ele nos oferece. Isso resultará em um ministério não só de palavras, mas sim, conforme o que Paulo recomendou: “mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”.
Por fim, irmãos, não descuidemos do dom que Cristo nos deu para o ministério, sejamos fiéis e atentos, para sermos exemplos vivos de fidelidade a Cristo.
Deus abençoe e um ótimo dia!!