Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. (Vs. 2 e 3)
Paulo, juntamente com Silas, foram para Tessalônica, e o texto de Atos 17. 1 e 2 diz que Paulo foi a sinagoga deles e por três sábados falou sobre as Escrituras e sobre Jesus para os judeus tessalonicenses e depois prosseguiu com esse trabalho em outro lugar em Tessalônica.
Alguns judeus creram, muitos gregos e muitas mulheres creram também. Ao que parece Paulo ficou alguns meses ali e durante esse período a palavra e o trabalho de Paulo e Silas surtiu efeito transformando e convertendo muitos ao evangelho.
Paulo não pode ficar mais tempo em Tessalônica, pois se levantou um grupo de judeus maus que buscaram prender Paulo e Silas, que tiveram que deixar a cidade e partir para Bereia.
Mas a semente do evangelho havia germinado nos corações dos tessalonicenses e a preocupação de Paulo com a firmeza deles no evangelho, se transformou em alegria ao saber que não apenas permaneciam fiéis, mas também eram ampliadores da mensagem do apóstolo.
Paulo sabia que levara até aquele povo o que era necessário para uma transformação: o evangelho.
O evangelho chegou até os tessalonicenses não apenas em palavras, mas em poder, no Espírito Santo, como diz no versículo 5.
A qualidade da mensagem era confirmada pelo caráter da vida dos pregadores, e a vida exemplar de Paulo fez com que os tessalonicenses se tornassem seus imitadores e assim imitadores também de Cristo, versículo 6.
E, porque eram imitadores de Cristo, se tornaram referência de fé, um ciclo virtuoso que começava em Paulo e sua equipe e alcançava os crentes ao seu redor. Não é maravilhoso? O que uma vida cheia do Espírito Santo e de santidade pode fazer com as outras vidas ao seu redor?
Isso foi possível por meio do apóstolo Paulo, mas também é possível por nosso intermédio.
Como cristãos somos cheios do Espírito Santo e por isso capazes de viver uma vida exemplar, uma vida que agrade a Deus e frutífera para o seu reino.
Todo o trabalho de Paulo valeu a pena, pois o povo de Tessalônica havia se tornado um modelo para todos os crentes ao seu redor e o proceder daquele povo, fez repercutir a palavra do Senhor devido à transformação que ocorreu no coração dos tessalonicenses.
Ao contrário do que o mundo ensina, viver uma vida de acordo com a vontade de Deus é muito prazeroso porque existe uma paz e alegria que não existe nesse mundo perdido. A paz que nem mesmo a maior dificuldade pode tirar. A paz que nos livra da ira vindoura, a paz que só Jesus pode nos dar.
Pastora Marcela Rosa
Devocional Edificai- IEQ. Sede Hortolândia