Nessa carta o apóstolo Pedro instrui os irmãos a perseverarem aguardando a volta do Senhor Jesus, lembrando de todas as palavras que os apóstolos ensinaram, sobre as profecias também ditas pelos profetas e do ensinamento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que não se esquecessem de tudo que lhes fora dito; e os adverte contra os falsos mestres e zombadores que seguindo suas próprias ideias chegaram a questionar, o porquê de tanta demora em relação à volta de Jesus, como não conseguiam crer, queriam também confundir e fazer com que os irmãos perdessem a fé na promessa da Sua vinda, feita por Jesus, o Salvador.
Eles chegavam a dizer: "O que houve com a promessa da sua vinda? Tudo continua como desde o princípio da criação."
Mas eles se esqueceram que há muito tempo pela palavra de Deus existem céus, e terra que fora formada da água e pela água. E que também fora destruída pela água. (Fala do dilúvio).
Pela mesna palavra os céus que existem agora, estão reservados para o fogo, Ele fala do dia do Juízo, onde os impios sofrerão. Os ímpios são as pessoas que não querem a Deus e não creem em Sua palavra.
Ele diz que o tempo de Deus é diferente do nosso. (Verso 8).
O Senhor não demora em cumprir Sua promessa, podemos achar que Ele está demorando, mas precisamos acreditar em Suas promessas, pois tudo que promete, Ele cumpre.
O amor de Deus é tão grande, que não quer que nenhum dos Seus se perca, Ele é paciente, está dando chance de voltarmos para Ele.
No verso 10, diz que Jesus virá como um ladrão, isso quer dizer que virá quando menos esperarmos, como filhos amados, devemos estar sempre alerta, vigilantes, para estarmos com Ele para sempre.
Em Apocalipse- 3:3, também fala sobre isso; em 1 Tessalonicenses- 5: 2. (Que Jesus virá como um ladrão, quando não estivermos esperando).
Então, amados, precisamos estar sempre preparados, vivendo em amor, retidão, sermos íntimos Dele, porque não sabemos o dia, nem a hora em que o Filho do Homem, Jesus, irá voltar. Enquanto Ele não volta, pode voltar para outros que vai chamando para Sua glória. Estejamos preparados e alertando e consolando mutualmente com essa palavra.
Pastora Fátima Oliveira Neves.
IEQ Sede, Hortolândia, SP.