O autor dessa epístola é identificado como Simão Pedro (2 Pedro 1.1). 2 Pedro foi escrita pouco antes da morte de Pedro.
Nessa epístola, Pedro tem a finalidade de passar para aquele povo um Último desejo. Pedro reconhece que estava perto do fim de sua vida e comunicou as verdades que guardava em seu coração. Ele encorajou os cristãos a progredirem na fé cristã. Pedro também quis que eles estivessem atentos aos perigos das falsas doutrinas e mestres hereges, que já naquele início da vida da Igreja primitiva distorciam o evangelho de Cristo. Finalmente, ele forneceu aos cristãos, ensino sólido para ajudá-los a compreender e prepará-los para o Dia do Senhor, o qual incluirá o julgamento e o estabelecimento dos "novos céus e nova terra" nos quais habita a justiça. 2 Pedro 3:13.
Nesse capítulo, Pedro ensina principalmente que se arrepender e crer significa entrar em um relacionamento familiar com Deus, no qual os filhos demonstram as características do Pai celestial.
No versículo 11, Pedro encorajou os cristãos a serem diligentes na vida cristã, lembrando-lhes a abundante recompensa no final da vida, um lugar no reino eterno de Jesus. Os cristãos já são "co- participantes da natureza divina", mas devem continuar perseverantes para entrar no reino eterno.
Nesse período Pedro já sabia através da revelação de Jesus Cristo que era chegado o momento de sua partida. Assim, ele aplicava-se em revelar a verdade da Palavra de Deus a igreja, para que se recordassem dela mesmo após sua morte.
Ao saber que os falsos mestres acusavam os apóstolos de estarem criando mito sobre Jesus, Pedro reagiu dizendo ser testemunha ocular da mensagem do poder e da Glória de Jesus, versículos 16 e 17.
Pedro argumentou que a transfiguração de Jesus foi o cumprimento das profecias do Antigo Testamento, confirmou que o Antigo Testamento foi escrito por homens movidos pelo Espírito Santo, para dizerem palavras de Deus a Igreja.
Irmãos (as), agora cabe a cada um de nós darmos continuidade a essa obra de propagação da palavra de Deus. Observamos que os dias atuais são difíceis, muitos têm se afastado da verdade do evangelho, muitos doentes espiritual e fisicamente. Então resta-nos buscar o revestimento do poder do Espírito Santo e nos aplicar diligentemente em divulgar o evangelho e obra do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, seguindo assim, o exemplo desse valoroso Homem de Deus.
Que Deus abençoe a cada um de nós,
Rosana Firmino
IEQ Sede Hortolândia