Listen

Description

Caros Irmãos, quanto ao retorno do nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com Ele, vos suplicamos que não permitais que vosso modo de crer seja influenciado, nem fiqueis amedrontados por causa de profecia, palavra ou carta atribuídos indevidamente à nossa autoria, como se o Dia do Senhor já tivesse chegado. Não vos deixes enganar, de forma alguma, por ninguém. Porquanto, antes daquele Dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição. (2 Tessalonicenses 2: 1-3)

O homem da iniquidade, o filho da perdição, o abominável da desolação, o anticristo. Só terá a sua aparição e manifestação plena em um contexto que já foi profetizado, tanto pelo profeta Daniel, como por Jesus e também pelo apóstolo Paulo.

Nessa segunda carta aos tessalonicenses, Paulo adverte a igreja para ter cuidado, para não tirarem conclusões apressadas sobre o dia da volta de Jesus e para que não permitissem ser enganados ou confundidos por ninguém, pois antes de Jesus voltar algumas coisas precisam acontecer, como a manifestação do homem da iniquidade, o causador da anarquia, um verdadeiro fantoche de Satanás.

Quem é ele de fato e o que irá fazer? As Escrituras nos respondem:

“Aquele que se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.” (2 Tessalonicenses 2: 4)

Ele vai desafiar o altar e dele se apossar, vai afrontar tudo que é relacionado a nossa fé, vai perseguir e tentar eliminar toda oposição, vai se sentar no templo de Deus e vai chegar ao cúmulo do absurdo de se apresentar como Deus.

“Não vos lembrais de que eu costumava compartilhar convosco acerca desses acontecimentos?”, disse Paulo aos irmãos!
(2 Tessalonicenses 2: 5)

“No entanto, vós sabeis o que o está detendo nesse momento, para que ele seja manifesto no seu devido tempo. Na realidade, o mistério da iniquidade já está em ação, restando tão somente que seja afastado aquele que agora o detém. Então, será plenamente revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela gloriosa manifestação da sua vinda.” (2 Tessalonicenses 2: 6-8)

O homem da iniquidade está sendo resistido atualmente, mas não significa que não está atuando, está agindo de maneira secreta e muito sutil, mas virá o tempo em que ele terá liberdade de ação e se apresentará ao mundo como a grande solução.
Mas não devemos nos preocupar, pois o Senhor Jesus estará conosco e o destruirá. Paulo pelo Espírito Santo escreveu:

“Então, será plenamente revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela gloriosa manifestação da sua vinda.”
(2 Tessalonicenses 2: 8)

O Espírito Santo ainda revela e usa a vida do apóstolo para manifestar mais detalhes de como esse homem mal agirá, sobre quem ele terá poder e como Deus usará da sua pessoa e feitos para julgar com justiça todos que se opõe a ele.

“Ora, o aparecimento desse anticristo é de acordo com a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas ilusórias, e com todas as artimanhas e engano provenientes da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. É por este motivo que Deus lhes envia uma espécie de poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram, na verdade, mas decidiram usufruir dos prazeres da injustiça.” (2 Tessalonicenses 2: 9-12)

A vinda do homem da iniquidade é trabalho de Satanás, porém, nada fugiu do controle e do poder de Deus. Durante a história muitos protótipos do anticristo, influenciados por seu espírito, se levantaram com seus intentos malignos, mas nenhum deles está de pé, todos caíram!

O fato é que muitos estão odiando a verdade que poderia os salvar, e por isso abraçando a mentira que vai os condenar, isso é terrível e da legalidade para o homem da iniquidade trabalhar.