O trabalho, especialmente o repetitivo e rotineiro, pode ser um pouco difícil.
Essas tarefas repetitivas e mundanas podem reforçar o pavor que tantas vezes temos em relação ao nosso trabalho.
A segunda-feira é temida por muitos, porque a maioria parece não gostar do seu trabalho, demandas rotineiras e desgastantes geram cansaço físico e mental.
A quem diga que existe até a síndrome do Fantástico, onde os domingos á noite algumas pessoas começam a ter momentos de tortura mental por terem que enfrentar árduas horas de trabalho no dia seguinte.
Mas como mudar isso e encontrar alegria no trabalho?
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, Colossenses 3:23
Primeiro fazer do nosso trabalho um lugar onde você honre a Deus, faze-lo como se fosse para o Senhor.
A motivação correta no coração e na mente é capaz de produzir momentos melhores no nosso cotidiano, trazendo assim mais tranquilidade e menos estresse.
Motivações baseadas em vontades carnais sempre vão trazer desconforto e desânimo.
Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre. Efésios 6:7-8.
A nossa recompensa no final de um mês de trabalho e sem dúvida o nosso salário, mas quando olhamos pela fé e vemos que nosso esforço vai ser recompensado também pelo Senhor, isso nos motiva a fazer melhor as coisas.
Deve ser motivo de alegria ter saúde e trabalhar, pois, assim diz a palavra:
O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria. Eclesiastes 9:10
O Senhor nos exorta também a sermos como as formigas em Provérbios 6:6 a preguiça não vai trazer sustento, alimento e pagar as despesas mensais e nem ficar na preguiça te tornará mais feliz, pelo contrário produzirá necessidades.
Mas a força do trabalho sim, pode trazer bons frutos!
Para encontrar a alegria no trabalho podemos começar a agradecer a Deus pelo trabalho que ele tem nos dado.
Contentamento naquilo que fazemos tem de ser aprendido, ninguém nasce com o dom de ser contente.
O trabalho é difícil, não há dúvida nenhuma sobre isso. Portanto, vamos pedir ao Senhor que nos dê visão para vermos nosso trabalho como uma obra sendo feita para ele.
Como cristãos, nossas vidas devem ser entregues seguindo o exemplo de Cristo. Vamos pedir que o Senhor nos ajude a servir, trabalhar e laborar, sabendo que Jesus, nosso modelo perfeito, veio para servir e não ser servido (Mt 20.28).
Quando refletimos no que Cristo fez, achamos alegria profunda, propósito e valor ao modelar nossas vidas segundo a dele.
O trabalho, mesmo o mais cotidiano, tem um propósito: glorificar a Deus. Isso é algo pelo qual vale a pena trabalhar.
Pastor Valter Machado /IEQ sede