Salmos 19:8 Amados (as), hoje vamos falar de alegria, não uma alegria superficial, forçada, que muitos pensam sentir, mas sim daquele estado de satisfação, júbilo, contentamento e prazer que almejamos alcançar.
Sim, o ato de se sentir alegre faz parte dos nossos desejos mais íntimos.
A verdadeira alegria não é conquistada por esforço próprio; muitos a buscam nos vícios, em festas mundanas, em uma vida desregrada, mas essas pessoas só se frustram porque esses comportamentos não trazem a verdadeira alegria, mas uma satisfação passageira.
A palavra de Deus no salmo 19:8, diz que “Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente". Isso quer dizer que quando nos dispomos a aprender e seguir os ensinamentos de Deus, tornamo-nos alegres, satisfeitos.
A alegria genuína existe mesmo em meio à tristeza genuína, e alegria genuína nem sempre significa que há um sorriso em nossos rostos. Ocasionalmente, significa que estamos de joelhos com lágrimas de arrependimento. Charles Spurgeon admitiu: “Eu não sei em qual ocasião estou mais perfeitamente feliz do que quando estou chorando pelo pecado aos pés da cruz”. A alegria vem no arrependimento e no perdão, no olhar diário para Cristo e ao viver para sua glória, não ao olharmos para nós mesmos e vivermos para nossa glória. Mas se vivermos cada dia carregando a vergonha do ontem e as ansiedades do amanhã, nunca experimentaremos as alegrias de hoje. Portanto, sejamos sempre rápidos em correr para a cruz em busca da alegria que só Cristo pode dar, pois, tentar encontrar alegria à parte de Cristo é como tentar encontrar um dia sem a luz do sol.
Cristo foi um homem de dores e familiarizado com o sofrimento para termos a alegria plena, agora e para sempre.
Neemias 8:10 NTLH
Vão agora para casa e façam uma festa. Repartam a sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus; portanto, não fiquem tristes. A alegria que o SENHOR dá fará com que vocês fiquem fortes.
Esse texto diz que a alegria do Senhor fortalece. O povo de Israel estava chorando, triste, porque tinham ouvido os mandamentos de Deus e estavam arrependidos de seus pecados. Mas esse era um dia de perdão e restauração, porque Deus os tinha trazido de volta do exílio e os tinha ajudado a reconstruir o muro de Jerusalém, em tempo recorde! Era um dia de vitória e alegria, não de tristeza sem fim. Por isso, os israelitas pararam de chorar e celebraram a bondade de Deus com alegria.
Vivemos em um mundo onde a crueldade caminha a passos largos, a pobreza se expande, a violência, o desrespeito, a falta de fé e humanidade nos assombram. Mas, Deus em sua infinita grandeza tem nos dado o escape “a alegria verdadeira”, que quando dela tomamos posse, deixamos de olhar as circunstâncias e entendemos que essa alegria é uma ferramenta para nos colocar de pé.
Diante desses fatos, concluo que se não estivermos conectados com Deus, nada que vem do exterior nos proporcionará a verdadeira alegria. Adorem o SENHOR com alegria e venham cantando até a sua presença.
Salmo 100:2-3 - Adorem o SENHOR com alegria e venham cantando até a sua presença.
Lembrem que o Senhor é Deus. Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho.
Que Deus os abençoe
Rosana Firmino
IEQ Sede Hortolândia