Listen

Description

Chegamos aqui em um grande momento do ministério de Jesus, quando Pedro confessou Jesus como Cristo o Messias.
Jesus fez uma pergunta sobre o que diziam quem ele era. A pergunta de Jesus sobre o que dizem a respeito de si, ou seja, do Filho do Homem, não é demonstração de preocupação com sua imagem.
Até então, Jesus já tinha realizado muitos sinais entre o povo e ensinado bastante, mas poucas pessoas o conheciam verdadeiramente. Muitos o seguiam pela novidade que Ele trazia, uns pelo seu jeito diferente de acolher os mais necessitados e excluídos, outros para aproveitarem-se dos sinais que Ele realizava.
Por isso, Jesus fez essa pergunta: “Que dizem os homens ser o Filho do Homem?” A pergunta sobre o que as outras pessoas diziam a seu respeito foi apenas um pretexto. Na verdade, Jesus queria saber mesmo era o que seus discípulos pensavam dele. Por isso, lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (v. 15), uma vez que, longe do “fermento dos fariseus”, os discípulos poderiam dar uma resposta sincera, isenta e livre. O texto afirma que “Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (v. 16).
Ele queria uma resposta explicita sobre sua identidade. E isso ele também quer de nós!

Se vc estivesse lá ,qual seria sua resposta ?
Seria espiritual ou humana ? Vc deseja a benção ou o abençoador ? O milagre ou a salvação? Porque da correta resposta do nosso coração depende nossa salvação ❤️
E Pedro Deu essa resposta! A resposta que Jesus queria ouvir!

Pedro talvez fosse a pessoa menos provável ,um homem muito vulnerável que teve seus dias bons e dias maus, momentos de força e de fraqueza, mas foi dele que saiu as palavras que foram imortalizadas “TU ès o Cristo FILHO do Deus vivo”.

As pessoas achavam que Jesus era várias coisas. Jesus se alegra com a resposta de Pedro e o proclama bem-aventurado: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu” (v. 17).

Não se trata de um elogio por um mérito particular de Pedro, até porque o conhecimento não é dele, mas do Pai que lhe revelou. Não foi a carne e o sangue que lhe concedeu condições de identificar o Messias, mas sua percepção espiritual.

O que Jesus faz é uma constatação: as coisas parecem começar a funcionar, pois a voz do Pai está sendo ouvida, o Pai revela e Pedro está falando a partir do que o Pai lhe sugere, ele está demonstrando adesão plena ao projeto do Reino! O Reino de Deus um projeto divino de salvação que só tem espaço para quem aceita a condição de pertencer aqueles que creem que Jesus é o filho de Deus.

Pedro poderia responder qualquer coisa, como fizeram os discípulos. Mas ao invés de dar uma resposta meramente humana, Pedro deixou ser usado por Deus para fazer uma declaração profunda.

A resposta de Pedro foi a única que glorificou a Jesus de verdade. As demais estavam comparando o nosso Senhor com homens, que foram usados por Deus no passado, mas mesmo assim eram pecadores também. Mas Pedro sendo usado por Deus deu uma resposta que glorifica tanto a Jesus (filho) como também a seu Pai (Deus).

Os demais discípulos estavam falando coisas da terra com Jesus, respostas da terra. Mas Pedro lhe deu uma resposta do céu; A diferença é que Jesus fez uma pergunta divina, e a resposta certa é uma resposta divina também.

Enquanto os discípulos deram respostas terrestres, Pedro deu uma resposta celestial.
Que vc possa responder a Deus com respostas celestiais também ,vindas do coração de Deus pra vc ,inspiradas pelo Espirito Santo .Deus deseja que possamos responder ao seu chamado, q sua obra com maneiras espirituais e não carnais ! Tenha em seu coração a percepção espiritual das coisas ao seu redor!