Listen

Description

“A verdadeira luz, que vinda ao mundo, ilumina toda humanidade”. (João 1:9)

Quando Jesus nasceu, a verdadeira luz veio para o mundo, para iluminar a todos. Ele é a única luz verdadeira e perfeita para toda humanidade.

Seu nascimento foi marcado pela luz de uma estrela no oriente (Mt 2:2), conforme profetizado no Antigo Testamento “Uma estrela procederá de Jacó de Israel subirá no cetro” (Nm 24:17), e os judeus sabiam que essa profecia apontava para o libertador, para o Messias. Essa estrela movimentou-se e parou sobre o local exato onde estava o menino Jesus, não foi um fenômeno natural como uma estrela-cadente, e sim algo sobrenatural, que conduziu aqueles magos até Jesus. Mateus continua no versículo 10 dizendo que quando os magos viram a estrela se alegraram com júbilo. Mas quando eles entraram na casa e viram Jesus, eles se prostraram e o adoraram! Eles sabiam que não estavam adorando um Rei e sim uma divindade!

Meus irmãos e irmãs, aquela estrela sobrenatural deve ter sido linda e ela representava para aquele povo a esperança do libertador que eles tanto aguardavam. Mas quando aqueles magos viram o menino Jesus, a verdadeira esperança, a verdadeira luz diante deles, imediatamente se prostraram e começaram a adorar, pois a luz de Cristo era maior que qualquer estrela, era real.

João começa seu evangelho com o propósito de apresentar Jesus como Deus. Quando ele apresenta Jesus como o Verbo, ele recua a eternidade, antes do princípio de todas as coisas. Ele fala que “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.” (Jo 1:3-4)

Embora Jesus seja a fonte de toda a vida, a palavra grega usada para descrever vida nesse evangelho não é Bios de vida biológica, mas Zoe de vida espiritual, ou seja, vida do alto (Jo 3:3), vida eterna (Jo 3:15-16; 20:31), vida abundante (Jo 10:10). Assim como o verbo é a fonte de toda a vida, ele também é a fonte de toda a luz (Sl 36:9). Ele é luz do mundo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida”(Jo 8:12)

Jesus é para a nossa alma muito mais do que o sol é para o mundo. Jesus é a luz para todos que estão nas trevas, o diabo cegou o entendimento dos incrédulos, mas quando Jesus se manifesta a salvação chega e os olhos e a mente são abertos. Jesus é a luz da vida, que ilumina os nossos olhos, ilumina o nosso coração, ilumina o nosso caminho para andarmos na luz da verdade e não mais em trevas.

“A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevalecem contra ela” (Jo 1:5)

Onde a luz chega, ela espanta as trevas! Onde a presença de Jesus chega há libertação, as trevas não prevalecem contra a verdadeira luz, ela é poderosa e suficiente em nossas vidas, essa luz traz vida em abundância e a luz está disponível para toda a humanidade: grandes e pequenos, pobres e ricos, judeus e gentios, todos podem olhar para Jesus e receber a sua luz que é a nossa esperança de salvação!

Para concluir, como vimos, desde o nascimento de Jesus ele representa esperança de salvação, e até hoje para nós Ele é a nossa esperança! A verdadeira luz que nos salva e nos guia para a eternidade!

Hoje comemoramos o nascimento de Jesus, e em todo o mundo, até hoje o nascimento de Jesus é celebrado, pois Ele não está morto, Jesus está vivo!

Receba a luz de Cristo e toda esperança de salvação em sua vida!

Pra. Nathália Tonezer
IEQ Sede Hortolândia