“Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” Tiago 2:26
Sabemos que a Salvação é somente pela Graça, por meio da Fé. Mas as obras são uma consequência inevitável da Fé.
Aqui entramos em um dos principais assuntos da carta de Tiago, nossa fé precisa resultar em boas obras. A fé viva, a que justifica e que se manifesta por meio de obras agradáveis a Deus.
Tiago deixa claro que CRER em Deus até os demônios creem e tremem ( Marcos 1:24). E ao contrário da pessoa que afirma crer sem demonstrar através de atitudes, eles agem de forma coerente a sua crença, eles tremem. Sim os demônios tremem porque estão em rebeldia contra Deus e sabem que vão para o inferno.
A fé sem obras, sem atitudes, sem mudança de vida, sem atos de amor pelo próximo, sem frutos é morta e não passa de palavras vazias e de um mero sentimento.
Fé salvífica é mais que isso! A fé que salva uma pessoa resulta em obras e atos de obediência a Deus.
Se você tem fé em Cristo, você tem um compromisso com Ele que leva a obediência. Sua fé se torna verdadeira ou completa quando está associada à obediência em Cristo.
Foi assim com Abraão e Raabe.
“Você percebe que a fé operava juntamente com as suas obras e que foi pelas suas obras que a fé se consumou” Tiago 2:22
Observe que se fala das obras de Abraão no plural, Tiago não estava pensando em um ato de Abraão, o sacrifico de Isaque foi o fim de uma longa cadeia de atos de obediência a Deus que começou e Gn 12.1. Abraão foi chamado amigo de Deus e realmente viveu na prática a sua fé.
A história de Raabe em Josue 2, mostra essa mulher que era uma prostituta e tinha ouvido sobre os atos de Deus e crido neles de todo coração. Mas isso não foi suficientemente para salvá-la. Raabe agiu com base no que creu e protegeu os espiões hebreus. Sua fé traduzida em obras a libertou.
Como mulheres que creem em Cristo, que a nossa fé nos direcione para práticas de obediência a Deus e em práticas de amor aos homens