Mateus 1: 1-17
Quando comecei a estudar a genealogia de Jesus, confesso que fiquei admirada com a quantidade de ensinamentos transmitidos nessa passagem.
Vamos do começo, no versículo 1 “Jesus Cristo, filho de Davi e filho de Abraão. Precisamos entender que o propósito de Mateus é provar principalmente para os Judeus que Jesus é o Messias prometido por Deus para Israel. Por isso Mateus já começa fazendo menções às profecias do Antigo Testamento, provando que elas se cumprem em Jesus. “Filho de Abraão” mostra que Jesus veio da descendência de Abraão, cumprindo a aliança abraâmica (Gn 12:1-3; 15:1-21) que todas as famílias da terra seriam abençoadas. Filho de Davi” mostra que Jesus veio da descendência de Davi, cumprindo a aliança davídica (2Sm 7) que um descendente sentaria no trono para todo sempre.
O nome Jesus foi dado a José pelo anjo, no hebraico Yeshua, cujo significado é “Javé Salva” descrevendo a sua missão. Cristo no hebraico significa “ungido” sintetizando o Messias, o ungido que governaria o povo de Deus.
Logo em seguida surgem os nomes de muitas pessoas na genealogia de Jesus, inclusive o nome de 5 mulheres, o que não era de costume, principalmente em uma época na qual as mulheres não tinham tantos direitos. São elas Tamar, Raabe, Rute, Bate-Seba (que tinha sido mulher de Urias) e Maria. Isso nos mostra que o evangelho já começa valorizando as mulheres. Rute era moabita, Raabe foi uma prostituta, Bate-Seba adulterou, Tamar se deitou com o próprio sogro. Talvez você possa se perguntar, porque essas mulheres estão na linhagem de Jesus? Para reforçar a verdade que o filho de Deus se identificou com os pecadores a quem veio salvar.
Quantos homens pecadores também estão nessa linhagem, mentirosos, violentos, idólatras, mostrando que todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3:23). Mesmos as pessoas mais virtuosas dessa linhagem, eram pecadoras.
Na genealogia de Jesus, a barreira entre homem e mulher é quebrada, pois ambos são amados e incluídos no plano de Deus. A barreira entre judeus e gentios é quebrada pois o evangelho alcança todos os povos. A graça não é uma herança de família, a graça vem de Deus para todas as pessoas.
“E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo” versículo 15. Observem que Jesus é descendente de Davi, por causa de José, não por causa de Maria. Jesus é descendente de Davi por um pai adotivo. Isso nos mostra o quanto a palavra de Deus considera a adoção, no mesmo nível de uma filiação biológica. Que isso possa nos encorajar para adoção!
Jesus é a esperança para todas as famílias da terra. Independente da família que você nasceu, independente da história da sua família, independente do seu passado Jesus é aquele que muda qualquer história.
Jesus não se envergonhou de nascer de uma família de pessoas imperfeitas, Ele não se envergonha de nos chamar de irmãos e de nos dar a vida eterna. Jesus é o nosso Rei e Salvador!
—————————————————
Pra. Nathália Tonezer
Devocional Florescer – IEQ Sede Hortolândia /SP