Mateus 4:1. Diz; Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Amados e eleitos do Senhor, como é necessário que cristãos entendam que o evangelho muitas vezes é um lugar desconfortável com muitas lutas e provações.
No fatídico versículo em epígrafe, revela que o próprio Jesus, o filho do Deus vivo, esteve sujeito aos embates da vida, pois o próprio Espírito de Deus o conduziu ao conflito espiritual.
Neste ínterim, Jesus de Nazaré ao ser convocado pelo Evangelho deixa a sua casa e seus amigos, e logo entraria em seu ministério público, mas antes disso, seu caráter deveria ser provado, passando por um teste peculiar, antes que Ele tivesse pronto para enfrentar as dificuldades naturais do Ministério.
Em ato contínuo, Jesus está fisicamente vulnerável, a cerca de quarenta dias e quarenta noites está jejuando e sendo assolado pela fome e sede. Ele está sozinho agora, suas necessidades físicas, psicológicas e emocionais gritam silenciosamente tentando levar ao caos e ao desespero a sua rica alma.
Todavia, Jesus ensina ser possível ser Luz e ter Luz mesmo em meio as Lutas e trevas, porque importa SER aquilo que Deus quer que sejamos com aquilo que ele deseja nos dar.
Ao passo, que Satanás colocou suas densas trevas no caminho de Jesus, no entanto, o filho de Deus acendeu a Luz poderosa do Espírito Santo dizendo; “Está escrito; nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus".
Amados, neste momento crucial para Cristo, ele nos ilumina dizendo que a única Luz que pode nos livrar das noites escuras da vida é a palavra do nosso Deus.
Sabiamente, já nos advertiu o menino ruivo, filho de Jessé, tirado de trás dos monturos, e que após suportar inúmeras lutas e guerras se tornou Luz de Deus quando foi milagrosamente alçado como Rei em Israel.
Definitivamente, só alguém que vivenciou tamanho milagre poderia afirmar conforme descrito nos salmos 119; “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.
Eleitos de Deus, ainda que satanás e seus demônios levantem fornalhas das aflições contra os Justos, saiba também que Cristo tem Luz e refrigério para todo aquele que invoca seu nome com mãos santas e corações limpos.
Portanto, em meio a guerras e lutas, traga ao seu coração às verdades espirituais e a Luz de Cristo, faça como o apóstolo Paulo e diga em alto e bom-tom; Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espirito.
Desta maneira, pode acontecer de estarmos por um breve tempo trafegando por um caminho árido e deserto, mas a palavra de Deus tem a Luz e a clareza que precisamos, como disse o nosso amado irmão Pedro; "Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse, mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis".
A queridos, os sofrimentos por causa do Evangelho nos trazem luz, força e ânimo, pois é um privilégio sofrer devido à verdade da justiça e do Juízo, que está em Cristo, nosso Senhor e salvador.
Nesta mesma esteira, nos ilumina o apostolo Pedro, que diz;”Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espirito da glória e de Deus".
Que o mundo ouça, e que Deus seja louvado por isso".
Por isso, tendo esse ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos, porque nós que vivemos estamos sempre entregues á morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal, conforme disse o apóstolo Paulo aos Coríntios.
Fazendo isto, certamente, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, o nosso interior irá se renovar de dia em dia, e a Luz de Cristo resplandecerá em você.