Listen

Description

No início de Mateus 18, em resposta à dúvida dos discípulos quanto a qual deles era o maior, Jesus salientou a necessidade daqueles que desejam ser seus seguidores de serem convertidos e se tornarem crianças. Em seguida Ele falou sobre o terrível juízo que sobrevirá aos que fizerem seus pequeninos tropeçar.

Nessa parábola da ovelha perdida, Jesus continua ensinando como os “pequeninos” devem ser considerados. Ele estava se referindo aos novos convertidos ou crentes novos, não devemos desprezar nenhum deles, uma vez que são ovelhas de Cristo, e o Pai deseja que nenhuma delas pereça.

Os homens classificam as pessoas entre grandes e pequenos, fortes e fracos, homens e mulheres, ricos e pobres, mas Deus não faz acepção de pessoas. Para Deus, todos têm o mesmo valor. Portanto, desprezar aqueles que os homens consideram pequeninos é uma ofensa ao próprio Deus.

Essa passagem também faz referência aos anjos no versículo 10. Anjos são criaturas cuja principal tarefa é atuar como mensageiros de Deus; a palavra grega angelos significa “mensageiro”. Aqui a passagem está dizendo que Deus por meio de seus anjos, cuida dos seus pequeninos.

As ovelhas, sem dúvida, necessitam de pastor, pois são propensas a afastar-se do rebanho, são frágeis, míopes, se perdem com facilidade, arriscando ser capturadas por predadores ou se machucarem. A ovelha que se perde não consegue voltar por si mesma. Precisa ser procurada, resgatada e trazida de volta para a segurança do aprisco.

Quando Jesus fala que o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido, e em seguida apresenta a parábola da ovelha perdida, Ele estava mostrando a sua preocupação pastoral pelo seu povo. Aqui a ovelha perdida é uma pessoa crente, que já faz parte do rebanho de Deus e se desviou. Essa ovelha é alguém que pertence a Deus e jamais será abandonada por Ele.

Quando uma ovelha desaparece a reação natural do dono é ir procurá-la e salvá-la. Jesus está dizendo que se algum dos seus pequeninos se perder, Ele irá atrás dele e o trará de volta. Ninguém sendo verdadeiramente Dele, permanece desviado.

Aprendemos com essa parábola que não podemos desprezar ninguém, pois essa atitude vai em desencontro com a vontade de Deus de resgatar todas as suas ovelhas perdidas. Precisamos orar e amar os nossos irmãos que estão desviados.

E aprendemos também que Deus não permite que ninguém de seu povo eleito se perca, ninguém de seu rebanho será abandonado “aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6). Se você está desanimada e está longe de Deus, ele não deixará que você permaneça longe Dele, o Senhor irá te buscar!


Pra Nathália F Tonezer
IEQ Sede Hortolândia