Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor.
Paulo em sua carta aos filipenses, orienta os irmãos, por mais de uma vez, a se alegrarem no Senhor. Parece algo estranho de se dizer a alguém, como poderíamos ser capazes de controlar os nossos sentimentos?
Talvez isso fosse mais fácil, se a vida não fosse tão cheia de altos e baixos, de pequenas e grandes decepções, de enormes e gigantescos desafios...
Parece loucura exigir que qualquer ser humano seja capaz de possuir, nutrir e manter uma alegria diante de inúmeros motivos para desanimar.
Mas precisamos entender que é possível ter essa alegria quando compreendemos que é o próprio Deus quem nos dá.
Essas palavras de Paulo foram escritas não por uma pessoa que não tenha passado por nenhuma dificuldade, mas por alguém que enfrentava o cárcere. A alegria de Paulo não dependia das circunstâncias que enfrentava, porque sua alegria era “no Senhor”.
Quando voltamos nossos olhos para Deus, para o seu amor, para a sua bondade; não ficamos reféns de nenhuma circunstância, mesmo se por algum tempo nos sintamos derrotados, seremos fortalecidos por Ele.
É o Espírito de Deus quem nos faz ter um olhar voltado para além de tudo o que passamos.
Quando contemplamos as dádivas que recebemos todos os dias, ar que respiramos, nossa família, a natureza, a obra no calvário, é fácil estar alegre.
Quando não percebemos essas bençãos que Deus graciosamente nos entrega, perdemos a nossa alegria.
O segredo é que a nossa alegria é no Senhor e fora dele, é realmente impossível obedecer a essa ordem de Paulo. Então se você é cristão, você já tem essa alegria disponível para você.
Pastora Marcela Rosa
Devocional Edificai- IEQ. Sede Hortolândia