Listen

Description

Ouviste o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Mateus 5:43

Quando Jesus fala ouviste, Ele está lembrando aos judeus sobre o que eles aprenderam na lei de Moisés que está em Lev. 19:18 no qual estabeleceu amarás o teu próximo. No entanto os rabinos alteraram a lei de Deus, acrescentando ao mandamento: e odiarás o teu inimigo.

No entanto Jesus repudia firmemente esse ensinamento dos rabinos. Pois essa declaração não aparece na lei. Pelo contrário Jesus traz através dos seus ensinos a arma mais poderosa que o mundo já viu que é o amor, pois a justiça é dar a cada um o que é devido, mas o amor que vem de Deus dá a cada um aquilo que ele não merece. Em romanos 12:20 Paulo cita provérbios 25:22 para nos ensinar a tratar os nossos inimigos amavelmente.

Esse amor não é questão de sentimento, mas sobretudo de atitude. Que ao invés de odiar nossos inimigos devemos orar. Em vez de nos comportarmos como as pessoas más, devemos como filhos espirituais imitar a Deus que é nosso pai celestial e assim buscar a verdadeira identidade de Deus que abençoa aos maus e bons. (Mt 5:45)

Devemos expressar o amor incondicional que é a expressão mais crucial do caráter de Deus.

Amadas devido a nossa natureza pecaminosa é impossível para nós amarmos nossos inimigos se não estivermos em Cristo e cheios do seu Espírito, que nos capacita a amar e servir nossos inimigos para que o amor de Deus através de nós, possa trazer a eles a mesma salvação que nos alcançou quando também éramos inimigos de Deus e ainda assim ele nos amou.

Pra. Daniella
Devocional Florescer – IEQ Sede Hortolândia-SP