Nos versículos lidos nós podemos perceber nessa admoestação que Jesus faz a seus discípulos, quando os envia a missão, Ele usa quatro figuras para ilustrar, são elas: ovelhas, lobos, serpentes e pombas. Para entendermos melhor vamos ver o que elas representam.
O discípulo de Jesus é uma ovelha mansa, cuidada, renovada e convertida pela graça de Deus. Uma ovelha de Jesus é simples, humilde, não é arrogante, nem se comporta com altivez e orgulho. Com simplicidade, ela busca ajuda, aconselhamento, procura ouvir a voz do discernimento. Mas uma ovelha de Jesus também não é ingênua, ela vive no mundo cercado por lobos ferozes. Esses lobos querem atacá-la, tirar a vida dela, para que não siga o rumo do Pastor.
Lobos são amimais ferozes, devoradores, destruidor. A bíblia ainda retrata lobo como falsos profetas. Quando diz “no meio de lobos” está falando da frieza e maldade do mundo.
Quando pensamos em serpentes, surge em nossa mente a ideia de uma esperteza, agressiva, hostil, enganadora, como a serpente no jardim do Éden, ou as serpentes que feriram aos israelitas no deserto.
Mas Jesus não está dizendo que devemos ser agressivos, enganadores como serpentes, e sim cautelosos como serpentes. E para que saibamos isto, acrescenta que devemos ser também símplices como pombas. Esta palavra, “símplices”, é usada em Filipenses 2:15 com o sentido de puro, sincero, sem mistura ,sem maldade.
Cautelosos e inofensivos. Sábios e sem malícia. Espertos, e inocentes. É assim que também Jesus nos ensina a reagir em situações de incompreensão da parte do mundo.
Assim como enviou os seus discípulos, Jesus nos envia em missão e nos dá instruções: “não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer” e “naquele momento vos será indicado o que deveis dizer”! O Espírito Santo é quem faz a Sua obra em nós: prudência, simplicidade, firmeza, convicção e principalmente perseverança!
Na caminhada da nossa vida humana e espiritual iremos encontrar pessoas que tentarão de alguma forma, nos fazer desistir de lutar e que querem nos intimidar. Nós temos a tendência de desanimar diante das situações adversas principalmente, quando se trata das “coisas de Deus”. Tudo nos desestimula e ficamos, às vezes, paradas, sem saber o que fazer ou o que dizer.
Porém, o Senhor nos adverte e nos prepara: “mas quem perseverar até o fim esse será salvo” e também: “mas o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós”. O Senhor já nos deu a maior arma para que possamos enfrentar “os lobos” no meio do caminho que perseguimos.
Buscamos a santidade e o Espírito Santo é quem nos educa, nos ensina, nos prepara, nos conduz para que possamos perseverar até o fim.
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Pastora Raquel Carneiro
IEQ Sede