Listen

Description

Bom dia! Irmãos (ãs), paz seja convosco!

Bem vindos (as) ao Devocional Edificai.

Herodes cultivava raiva do povo de Tiro e Sidom havia algum tempo. Os habitantes dessas duas cidades portuárias da Fenícia eram rivais da Cesareia no comércio, mas dependiam das colheitas de grãos de Israel para se alimentarem. Para alcançar a paz com o rei Herodes, os cidadãos de Tiro e Sidom, recorrem a Blasto, principal oficial de Herodes, que interceda por eles e suspenda o embargo de grãos e estabeleça relações normais entre Israel e Fenícia.

Naqueles dias houve uma festa em homenagem ao imperador Cláudio. Nessa festa comemorava-se o aniversário do imperador e ela acontecia também logo após o término da colheita de grãos, e, dessa forma, os mercadores aproveitaram o momento para fazer suas compras de trigo.

Herodes subiu ao trono com seus trajes belíssimos e resplandecentes. Quando os primeiros raios de sol tocaram seu manto, ele foi iluminado pelo reflexo da luz solar. Enquanto discursava, seus bajuladores o exaltaram, afirmando que ele era mais que um homem; era a própria divindade. Atos, 12:22 – E o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem!

Essa reação do povo fez com que Herodes se exaltasse, ele não os repreendeu nem rejeitou sua bajulação, antes a acolheu, exaltando-se a si mesmo, deixando de dar a devida glória a Deus.

No mesmo instante que os homens o exaltavam, os vermes o devoravam. Herodes adoeceu imediatamente e, após muito sofrimento, faleceu. O fim de Herodes foi extremamente doloroso e totalmente desprezível.

No início de Atos 12, Herodes parecia estar no controle, enquanto a igreja padecia, mas no final do capítulo ele está morto, e a igreja segue, cumprindo o propósito de Deus.

Diante de tais fatos irmãos, concluo que o sofrimento não destrói a igreja. Nós como igreja de Deus, não podemos nos acovardar diante dos ataques do inimigo. Diariamente enfrentaremos ataques, seremos confrontados, passaremos por situações que nos farão desanimar, mas nossa fé e esperança devem estar em Deus. O nosso socorro vem de Deus – Salmo 121:1-2 – Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Deus pode permitir que os tiranos se orgulhem e se enfureçam por um tempo, oprimindo a igreja e impedindo a expansão do evangelho, mas eles não vencem.

Que Deus nos abençoe

Rosana Firmino

IEQ Sede