Listen

Description

Olá, Bom dia! Meus amados irmãos e irmãs, a paz seja convosco.
Eu me chamo Paulo Henrique e você está no devocional edificai.

E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles, pelo Espírito, diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.
Atos 21:4

As estações da viagem paulina são fáceis de identificar no mapa, pois não havia ligações marítimas diretas para o fluxo de passageiros.

As pessoas viajavam em navios mercantes, cujo roteiro era estabelecido pelo destino da carga.
Logo que Paulo zarpou de Mileto, porto próximo de Éfeso, viajou até Cós, pequena ilha ao sul de Mileto;
no dia seguinte, partiu para Rodes, ilha maior a sudeste, e, dali, seguiu para Pátara, a leste de Rodes. Prosseguiu
viagem de Pátara para a Fenícia, numa longa viagem de 650 km, bordejando a ilha de Chipre e navegando direto para Tiro, onde o navio deveria ser descarregado.

Em Tiro, a principal cidade da Fenícia, Paulo se encontrou com os discípulos e permaneceu ali sete dias.

Nessa cidade, Paulo recebeu uma profecia, alertando-o a não ir a Jerusalém. Sugiro que o significado
dessa palavra deveria ser interpretado assim: “Se é isto que vai lhe acontecer, não faça a viagem para lá”.

O interessante é que aqui, os crentes receberam alguma indicação vinda do Espírito Santo, ainda assim, em ambos os casos, a interpretação humana dada por Deus dessa visão, embora compreensível, havia à possibilidade de ser perigosa, O Espírito estava alertando que algo iria ser perigoso se Paulo fosse à Jerusalém.

Quando Deus está mostrando algo para seus filhos, não necessariamente implica que ele está dizendo que não se deve tentar evitar, mas que isso pode nós prejudicar. Quando o Apóstolo foi à Jerusalém passou por perseguições e momentos difíceis, em uma linguagem popular atualmente, Paulo passou “Apertado”.

Gostaria de dizer que quando estamos sentindo que não devemos fazer algo ou que nossa consciência aponta que não é o momento ou que através de circunstâncias e pessoas estamos vendo que não é favorável, simplesmente pode ser o próprio Deus atuando por meio do Espírito Santo, nos direcionando a não fazer, porque ele sabe o melhor caminho e o tempo certo para acontecer.

Amado, meu desejo é que você seja guiado pelo Espírito, ore pedindo para que o Senhor te dê esclarecimento e sensibilidade espiritual, para receber orientação divina, assim como foi com os discípulos. A própria bíblia diz que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito, essa é uma dádiva entregue àqueles que foram adotados à família espiritual por meio de Jesus Cristo.

Algumas dicas para ser sensível à voz do Espírito Santo:

Ore todas as manhãs santificando seu dia ao Senhor;
Peça a Deus para ser guiado por Ele diariamente;
Leia a bíblia diariamente para maior entendimento sobre como Deus atua;

Com essas três sugestões, você poderá evitar conflitos e situações embaraçosas e acertar no tempo em que Deus quer realizar seus planos e se tornar um cristão com maior eficácia e sensível à voz do seu Senhor.
Deus abençoe a cada um e tenham um ótimo dia.

Paulo Henrique Araújo
IEQ Sede Hortolândia.