Bom dia, meus irmãos, a paz seja convosco!
Sejam muito bem-vindos a mais um Devocional Edificai. Eu sou o Samuel Márcio e hoje vamos falar sobre Paulo apresentando a sua Defesa, onde encontramos no livro de Atos capítulo 22, dos versículos 1 ao 21.
É interessante notarmos nesta passagem, Paulo testemunhando toda sua vida e ao decorrer dos versículos ver que, o apóstolo conta separadamente cada etapa da sua história:
·       Quem era Saulo antes de ter encontro com Jesus – Dos versículos 1 ao 5, podemos ver Paulo se apresentando ao povo, informando de que era judeu, nascido em Tarso, criado em Jerusalém e discipulado por Gamaliel (um dos maiores doutores da lei e judeu respeitado naquela época), a qual foi ensinado de forma rigorosa sobre as leis e costumes judaicos. Porém, Saulo era alguém que estava cego por conta da religiosidade e a ignorância, o que desencadeou dentro de si, o desejo em perseguir “os seguidores do Caminho” (conforme informado nos versículos 4 e 5. É interessante notarmos que a palavra Caminho, está com C maiúsculo, nos mostrando que Paulo se referia a Cristo). Inclusive, em Atos 7, podemos ver que Paulo consentiu com a morte de Estevão.
 
·         Conversão: Saulo, perseguidor X Paulo, perseguido – Nos versículos 6 ao 14, Paulo relata sobre o seu encontro com Jesus, o ponto crucial na sua mudança de vida! Aqui podemos ver que por onde Cristo passa, há transformação de vidas, histórias e sonhos. O apóstolo comenta sobre a experiência que teve com o Senhor, no caminho a Damasco e a orientação que Jesus passou para Paulo. Que depois, Jesus falaria com Ananias, discípulo de Cristo, para que pudesse ir encontrar o apóstolo, a fim de orar, batizar, curar Paulo da cegueira (tanto física, quanto espiritual) e instruindo naquilo que o Senhor havia preparado para que o apóstolo vivesse.
 
·         Missão de Paulo – A partir do versículo 17 até ao 21, o apóstolo comenta sobre a visão que teve do Senhor, enquanto estava orando, referente ao propósito que Deus o havia separado para viver. Nos versículos 19 ao 20, Paulo tenta questionar o Senhor sobre aquilo que Ele estava o direcionando: “E eu respondi: ‘Senhor, sem dúvida eles sabem que em cada sinagoga eu prendia e açoitava aqueles que criam em ti. E quando Estêvão, tua testemunha, foi morto, eu estava inteiramente de acordo. Fiquei ali e guardei os mantos que eles tiraram quando foram apedrejá-lo’. “. Mas logo em seguida no versículo 21 o Senhor responde: “Mas o Senhor me disse: ‘Vá, pois eu o enviarei para longe, para os gentios’. “. Quando Deus nos dá a direção, o propósito ou a visão, devemos apenas confiar e seguir isso com todo o nosso coração, assim como apóstolo Paulo fez.
 
Paulo, sem dúvidas, tem uma das histórias de conversão mais bonitas na bíblia, nos mostrando que Deus é especialista em mudar vidas e pessoas, segundo a Sua vontade! Que possamos tomar o exemplo desse apóstolo e permitir que o Senhor esteja na direção das nossas vidas todos os dias e que a nossa motivação seja viver aquilo que Deus deseja que vivamos!
 
Que Deus abençoe seu dia, sua vida e a sua família, abraço!