Listen

Description

Bom dia! Meus irmãos, a paz seja com Todos.

Meu nome é Carlos Chaves, Sejam Bem-vindos novamente ao Devocional Edificai.

O texto que eu irei ler hoje, está no livro histórico de Atos, no capítulo 8:26-40

As escrituras relatam que o Eunuco etíope “tinha ido a Jerusalém participar da adoração” (V.27) e no caminho de volta. Sentado em sua carruagem, lia em voz alta o livro do profeta Isaías. (V.28) e “Filipe correu até a carruagem e, ouvindo que o homem lia o profeta Isaías, perguntou-lhe: "O senhor compreende o que lê?" O homem respondeu: "Como posso entender sem que alguém me explique?". E convidou Filipe a subir na carruagem e sentar-se ao seu lado. (V.30-31)

O que mais me chama atenção nesse trecho, é que o Eunuco já tinha ido a Jerusalém adorar a Deus, voltava para a sua casa lendo as escrituras, mas detalhe, ele não estava entendendo o texto que estava lendo, era mais uma atitude ignorante/religiosa, do que uma adoração genuína, porque para ser uma atitude verdadeira, não deve ser feito somente com a mente e o corpo, mas também com o coração.

Orarei no espírito e também orarei em palavras que entendo. Cantarei no espírito e também cantarei em palavras que entendo. (1 Cor, 14:15)

Esta era a passagem das Escrituras que ele estava lendo: "Ele foi levado como ovelha para o matadouro; como cordeiro mudo diante dos tosquiadores, não abriu a boca. Foi humilhado e a justiça lhe foi negada. Quem pode falar de seus descendentes? Pois, sua vida foi tirada da terra". O eunuco perguntou a Filipe: "Diga-me, o profeta estava falando de si mesmo ou de outro?". (V.32-34)

Quando estamos falando de leitura bíblica, há uma grande diferença entre “Ler e entender”, existem diversas pessoas que até mesmo frequentam igrejas, elas leem a palavra de Deus e elas não entendem. E qual é o problema disso? O grande conflito existente, é que às vezes a própria pessoa se convence que está entendendo algo, mas, na prática, só está cumprindo uma atitude litúrgica.

Em nossas vidas, necessitamos ter um Filipe ao nosso lado, que nos questiona, nos provoca e nos ensine como compreendermos alguns textos bíblicos de difícil compreensão, pois fazendo assim, podemos crescer espiritualmente da forma correta e nos parecermos mais com Jesus.

Então Filipe, começando com essa mesma passagem das Escrituras, anunciou-lhe as boas-novas a respeito de Jesus. Prosseguindo, chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse: "Veja, aqui tem água! O que me impede de ser batizado?" (V.35-36)

Uma das regras da interpretação bíblica, é que não podemos falar o que a bíblia não fala e não podemos retirar o que a bíblia não retira, mas com esse trecho fica bastante claro, que PROVAVELMENTE, Filipe compartilhou com o Eunuco a respeito do batismo nas águas, pois no caminho da viagem, ele diz: "Veja, aqui tem água! O que me impede de ser batizado?". (V.36)

Filipe disse: "Nada o impede, se você crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus". Então mandou parar a carruagem, os dois desceram até a água e Filipe o batizou. (V.37-38)

Filipe nos ensinou uma grande lição nesta passagem, ele provocou o Eunuco biblicamente a fim de ensinar a palavra de Deus a ele, PROVAVELMENTE explicou a respeito do Batismo, e batizou-o na água cumprindo a grande comissão de Jesus: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28:19)

Concluindo, esse homem PROVAVELMENTE foi o primeiro a compartilhar das boas novas na Etiópia, no país da África. Às vezes nós não sabemos o impacto que uma pessoa pode causar em um determinado povo, e ficamos apreensivos em compartilhar a respeito das boas novas. Um aprendizado que a escritura me ensina é: Não importa quem seja, compartilhe sobre Jesus, pois essa pessoa poderá afetar uma cidade, um país ou até mesmo o mundo inteiro.

Carlos Chaves — Clube de Leitura IEQ
Devocional Edificai
IEQ Sede — Hortolândia/SP